A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Debora Agatha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/
Resumo: A literatura aponta modelos diferentes sobre a base de conhecimentos para o ensino que um professor deve dominar. Em decorrência dessas alternativas há também uma ausência de definições sobre o corpo de conhecimentos que necessite ser trabalhado nos cursos de formação de professores bem como avaliado nos concursos públicos de seleção de professores. O objetivo deste estudo foi delinear qual a base de conhecimentos para o ensino a legislação brasileira e os concursos públicos de professores estão priorizando. O foco foram os professores de Química para o Ensino Médio. O presente estudo traz um levantamento qualitativo e quantitativo dos conhecimentos avaliados nesses concursos, assim como a análise das políticas públicas vigentes na época desses processos seletivos. A análise teve como referencial teórico a base de conhecimentos de professores. O mapeamento dos conhecimentos base que um professor de Química deve possuir, segundo a legislação e os concursos públicos analisados, revela um professor que deve dominar o conteúdo específico de química, ter conhecimento das teorias pedagógicas, conseguir interpretar textos, conhecer a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, saber usar um computador e ter conhecimentos de matemática básica, perfil este muito distante do que a literatura de conhecimentos de professores apresenta. A julgar pelos editais e pelas provas de concursos públicos, bem como pelos documentos de políticas públicas, nossos futuros professores basicamente precisam saber química mas não precisam saber lecionar química. Pelos documentos analisados, não há uma especificidade de conhecimentos que faça distinção entre a profissão professor de química e um químico. Assim, a contribuição que esses documentos analisados oferecem é um acirramento da desvalorização da profissão professor, quando na verdade deveriam atuar na direção oposta
id USP_29a247b976966ae27eb139b03ecd1fef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07072017-114923
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de químicaThe knowledge base for teaching evaluated in the Chemistry teachers selection examsbase de conhecimentos para o ensinoconhecimento de professoresknowledge base for teachingknowledge of teachersseleção de professores de Químicaselection of Chemistry' teachersA literatura aponta modelos diferentes sobre a base de conhecimentos para o ensino que um professor deve dominar. Em decorrência dessas alternativas há também uma ausência de definições sobre o corpo de conhecimentos que necessite ser trabalhado nos cursos de formação de professores bem como avaliado nos concursos públicos de seleção de professores. O objetivo deste estudo foi delinear qual a base de conhecimentos para o ensino a legislação brasileira e os concursos públicos de professores estão priorizando. O foco foram os professores de Química para o Ensino Médio. O presente estudo traz um levantamento qualitativo e quantitativo dos conhecimentos avaliados nesses concursos, assim como a análise das políticas públicas vigentes na época desses processos seletivos. A análise teve como referencial teórico a base de conhecimentos de professores. O mapeamento dos conhecimentos base que um professor de Química deve possuir, segundo a legislação e os concursos públicos analisados, revela um professor que deve dominar o conteúdo específico de química, ter conhecimento das teorias pedagógicas, conseguir interpretar textos, conhecer a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, saber usar um computador e ter conhecimentos de matemática básica, perfil este muito distante do que a literatura de conhecimentos de professores apresenta. A julgar pelos editais e pelas provas de concursos públicos, bem como pelos documentos de políticas públicas, nossos futuros professores basicamente precisam saber química mas não precisam saber lecionar química. Pelos documentos analisados, não há uma especificidade de conhecimentos que faça distinção entre a profissão professor de química e um químico. Assim, a contribuição que esses documentos analisados oferecem é um acirramento da desvalorização da profissão professor, quando na verdade deveriam atuar na direção opostaThe literature points different models about the knowledge base for teaching that a teacher should master. As a result of these alternatives there is also a lack of definitions about the body of knowledge that needs to be worked on in teacher training courses as well as evaluated in public teacher selection exams. The purpose of this study was to outline the knowledge base for teaching that Brazilian legislation and the public exams for selecting teachers are prioritizing. Our focus was the Chemistry Teachers for High School. The present study brings a qualitative and quantitative survey of the knowledge evaluated in these exams, as well as the analysis of the current public legislation at the time of these chemistry teachers selection exams. Our analysis was based on the knowledge base for teaching. The mapping of the knowledge base that a chemistry teacher must possess according to the legislation and public selection exams analyzed reveals a teacher who must know the specific content of chemistry, have knowledge of pedagogical theories, be able to interpret texts, know the Law of Education Guidelines and Bases of 1996, to know how to use a computer, this profile is very far from what the literature of teacher knowledge presents. Judging from the public exams, as well as from public policy documents, our future teachers basically need to know chemistry but do not need to know how to teach chemistry. From the documents analyzed, there is no specificity of knowledge that distinguishes between the chemistry teacher and a chemist. Thus, the contribution that these analyzed documents offer is a devaluation of the teacher profession, when in fact they should act in the opposite direction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenAndrade, Debora Agatha2017-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-23T22:44:43Zoai:teses.usp.br:tde-07072017-114923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-23T22:44:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
The knowledge base for teaching evaluated in the Chemistry teachers selection exams
title A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
spellingShingle A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
Andrade, Debora Agatha
base de conhecimentos para o ensino
conhecimento de professores
knowledge base for teaching
knowledge of teachers
seleção de professores de Química
selection of Chemistry' teachers
title_short A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
title_full A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
title_fullStr A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
title_full_unstemmed A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
title_sort A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
author Andrade, Debora Agatha
author_facet Andrade, Debora Agatha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Debora Agatha
dc.subject.por.fl_str_mv base de conhecimentos para o ensino
conhecimento de professores
knowledge base for teaching
knowledge of teachers
seleção de professores de Química
selection of Chemistry' teachers
topic base de conhecimentos para o ensino
conhecimento de professores
knowledge base for teaching
knowledge of teachers
seleção de professores de Química
selection of Chemistry' teachers
description A literatura aponta modelos diferentes sobre a base de conhecimentos para o ensino que um professor deve dominar. Em decorrência dessas alternativas há também uma ausência de definições sobre o corpo de conhecimentos que necessite ser trabalhado nos cursos de formação de professores bem como avaliado nos concursos públicos de seleção de professores. O objetivo deste estudo foi delinear qual a base de conhecimentos para o ensino a legislação brasileira e os concursos públicos de professores estão priorizando. O foco foram os professores de Química para o Ensino Médio. O presente estudo traz um levantamento qualitativo e quantitativo dos conhecimentos avaliados nesses concursos, assim como a análise das políticas públicas vigentes na época desses processos seletivos. A análise teve como referencial teórico a base de conhecimentos de professores. O mapeamento dos conhecimentos base que um professor de Química deve possuir, segundo a legislação e os concursos públicos analisados, revela um professor que deve dominar o conteúdo específico de química, ter conhecimento das teorias pedagógicas, conseguir interpretar textos, conhecer a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, saber usar um computador e ter conhecimentos de matemática básica, perfil este muito distante do que a literatura de conhecimentos de professores apresenta. A julgar pelos editais e pelas provas de concursos públicos, bem como pelos documentos de políticas públicas, nossos futuros professores basicamente precisam saber química mas não precisam saber lecionar química. Pelos documentos analisados, não há uma especificidade de conhecimentos que faça distinção entre a profissão professor de química e um químico. Assim, a contribuição que esses documentos analisados oferecem é um acirramento da desvalorização da profissão professor, quando na verdade deveriam atuar na direção oposta
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256788362067968