A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/ |
Resumo: | A literatura aponta modelos diferentes sobre a base de conhecimentos para o ensino que um professor deve dominar. Em decorrência dessas alternativas há também uma ausência de definições sobre o corpo de conhecimentos que necessite ser trabalhado nos cursos de formação de professores bem como avaliado nos concursos públicos de seleção de professores. O objetivo deste estudo foi delinear qual a base de conhecimentos para o ensino a legislação brasileira e os concursos públicos de professores estão priorizando. O foco foram os professores de Química para o Ensino Médio. O presente estudo traz um levantamento qualitativo e quantitativo dos conhecimentos avaliados nesses concursos, assim como a análise das políticas públicas vigentes na época desses processos seletivos. A análise teve como referencial teórico a base de conhecimentos de professores. O mapeamento dos conhecimentos base que um professor de Química deve possuir, segundo a legislação e os concursos públicos analisados, revela um professor que deve dominar o conteúdo específico de química, ter conhecimento das teorias pedagógicas, conseguir interpretar textos, conhecer a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, saber usar um computador e ter conhecimentos de matemática básica, perfil este muito distante do que a literatura de conhecimentos de professores apresenta. A julgar pelos editais e pelas provas de concursos públicos, bem como pelos documentos de políticas públicas, nossos futuros professores basicamente precisam saber química mas não precisam saber lecionar química. Pelos documentos analisados, não há uma especificidade de conhecimentos que faça distinção entre a profissão professor de química e um químico. Assim, a contribuição que esses documentos analisados oferecem é um acirramento da desvalorização da profissão professor, quando na verdade deveriam atuar na direção oposta |
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A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de químicaThe knowledge base for teaching evaluated in the Chemistry teachers selection examsbase de conhecimentos para o ensinoconhecimento de professoresknowledge base for teachingknowledge of teachersseleção de professores de Químicaselection of Chemistry' teachersA literatura aponta modelos diferentes sobre a base de conhecimentos para o ensino que um professor deve dominar. Em decorrência dessas alternativas há também uma ausência de definições sobre o corpo de conhecimentos que necessite ser trabalhado nos cursos de formação de professores bem como avaliado nos concursos públicos de seleção de professores. O objetivo deste estudo foi delinear qual a base de conhecimentos para o ensino a legislação brasileira e os concursos públicos de professores estão priorizando. O foco foram os professores de Química para o Ensino Médio. O presente estudo traz um levantamento qualitativo e quantitativo dos conhecimentos avaliados nesses concursos, assim como a análise das políticas públicas vigentes na época desses processos seletivos. A análise teve como referencial teórico a base de conhecimentos de professores. O mapeamento dos conhecimentos base que um professor de Química deve possuir, segundo a legislação e os concursos públicos analisados, revela um professor que deve dominar o conteúdo específico de química, ter conhecimento das teorias pedagógicas, conseguir interpretar textos, conhecer a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, saber usar um computador e ter conhecimentos de matemática básica, perfil este muito distante do que a literatura de conhecimentos de professores apresenta. A julgar pelos editais e pelas provas de concursos públicos, bem como pelos documentos de políticas públicas, nossos futuros professores basicamente precisam saber química mas não precisam saber lecionar química. Pelos documentos analisados, não há uma especificidade de conhecimentos que faça distinção entre a profissão professor de química e um químico. Assim, a contribuição que esses documentos analisados oferecem é um acirramento da desvalorização da profissão professor, quando na verdade deveriam atuar na direção opostaThe literature points different models about the knowledge base for teaching that a teacher should master. As a result of these alternatives there is also a lack of definitions about the body of knowledge that needs to be worked on in teacher training courses as well as evaluated in public teacher selection exams. The purpose of this study was to outline the knowledge base for teaching that Brazilian legislation and the public exams for selecting teachers are prioritizing. Our focus was the Chemistry Teachers for High School. The present study brings a qualitative and quantitative survey of the knowledge evaluated in these exams, as well as the analysis of the current public legislation at the time of these chemistry teachers selection exams. Our analysis was based on the knowledge base for teaching. The mapping of the knowledge base that a chemistry teacher must possess according to the legislation and public selection exams analyzed reveals a teacher who must know the specific content of chemistry, have knowledge of pedagogical theories, be able to interpret texts, know the Law of Education Guidelines and Bases of 1996, to know how to use a computer, this profile is very far from what the literature of teacher knowledge presents. Judging from the public exams, as well as from public policy documents, our future teachers basically need to know chemistry but do not need to know how to teach chemistry. From the documents analyzed, there is no specificity of knowledge that distinguishes between the chemistry teacher and a chemist. Thus, the contribution that these analyzed documents offer is a devaluation of the teacher profession, when in fact they should act in the opposite direction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenAndrade, Debora Agatha2017-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07072017-114923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-23T22:44:43Zoai:teses.usp.br:tde-07072017-114923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-23T22:44:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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