Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446 |
Resumo: | A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas. |
id |
UFPR-4_50e49b570485508ff995b926f1337117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/41446 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas.UFPRBrandalise, Mary Ângela Teixeira2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-741984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/26414https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/30341info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/41446Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
title |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
spellingShingle |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
title_short |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
title_full |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
title_fullStr |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
title_sort |
Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional |
author |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author_facet |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/26414 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/30341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74 Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74 Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902638538752 |