Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446
Resumo:  A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas.
id UFPR-4_50e49b570485508ff995b926f1337117
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41446
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas.UFPRBrandalise, Mary Ângela Teixeira2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-741984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/26414https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/30341info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/41446Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
title Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
spellingShingle Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
title_short Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
title_full Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
title_fullStr Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
title_full_unstemmed Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
title_sort Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional
author Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_facet Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandalise, Mary Ângela Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv


description  A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional daEducação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicasde implementação de programas e políticas públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/26414
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446/30341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 55-74
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902638538752