Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Selma Martins
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104
Resumo: O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública. Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context Abstract This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students’ capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student’s role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
id UFPR-4_54e6ef5b814e4f7eeefa3b67cc93688a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2104
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiroensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira; Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language. O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública. Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context Abstract This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students’ capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student’s role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-164Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-164Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-1641984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104/1756https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104/31248Meireles, Selma Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2104Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
title Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
spellingShingle Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
Meireles, Selma Martins
ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira; Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language.
title_short Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
title_full Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
title_fullStr Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
title_sort Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
author Meireles, Selma Martins
author_facet Meireles, Selma Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Selma Martins
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira; Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language.
topic ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira; Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language.
description O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública. Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context Abstract This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students’ capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student’s role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104/1756
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104/31248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-164
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-164
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 149-164
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902831476736