Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256831 |
Resumo: | Mudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala. |
id |
UNSP_83f6d8c2a827c65ad2bc2ab7e36e0da7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256831 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeiraStrategies for developing oral skills in online classes of German as a foreign languageEnsino de alemão como língua estrangeiraEnsino de línguas estrangeirasAulas no YouTubeDesenvolvimento da habilidade de falaTeaching German as a foreign languageForeign language teachingYouTube lessonsDevelopment of speaking skillsMudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala.Life in society has been transformed in recent decades by technological advances. The changes brought about mainly by the use of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) affect all areas, including foreign language teaching. Digital media have enabled new formats for teaching and learning foreign languages, whether through online or hybrid courses, or even apps or videos designed for this purpose. Given this scenario, this paper seeks to analyze online and asynchronous classes available on the YouTube channel Deutsch und Deutschland, which is currently the largest channel on the platform about the German language with instruction in Portuguese. The aim of this research is to analyze the teaching strategies used in this format of German classes for beginners to promote speech development. To answer this question, we used the studies of Estivalet (2014), Rozenfeld and Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015) and Schatz (2006) as a theoretical framework. This is an applied qualitative study (Silveira and Cordova, 2009). Four German lessons available on YouTube were analyzed based on the levels of speech development (Edrová, 2015) and speech micro-skills (Oliveira, 2015). As a result of this analysis, it was concluded that speaking skills cannot be fully developed through online and asynchronous classes, although it is possible to develop essential competences for speech development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.688836/2022-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]Rodrigues, Tais Caires [UNESP]2024-07-30T18:31:05Z2024-07-30T18:31:05Z2024-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25683133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-31T06:55:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:00:56.237505Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira Strategies for developing oral skills in online classes of German as a foreign language |
title |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
spellingShingle |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira Rodrigues, Tais Caires [UNESP] Ensino de alemão como língua estrangeira Ensino de línguas estrangeiras Aulas no YouTube Desenvolvimento da habilidade de fala Teaching German as a foreign language Foreign language teaching YouTube lessons Development of speaking skills |
title_short |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
title_full |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
title_fullStr |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
title_sort |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira |
author |
Rodrigues, Tais Caires [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Tais Caires [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tais Caires [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de alemão como língua estrangeira Ensino de línguas estrangeiras Aulas no YouTube Desenvolvimento da habilidade de fala Teaching German as a foreign language Foreign language teaching YouTube lessons Development of speaking skills |
topic |
Ensino de alemão como língua estrangeira Ensino de línguas estrangeiras Aulas no YouTube Desenvolvimento da habilidade de fala Teaching German as a foreign language Foreign language teaching YouTube lessons Development of speaking skills |
description |
Mudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-30T18:31:05Z 2024-07-30T18:31:05Z 2024-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/256831 33004030009P4 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256831 |
identifier_str_mv |
33004030009P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128885153333248 |