Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tais Caires [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256831
Resumo: Mudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala.
id UNSP_83f6d8c2a827c65ad2bc2ab7e36e0da7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeiraStrategies for developing oral skills in online classes of German as a foreign languageEnsino de alemão como língua estrangeiraEnsino de línguas estrangeirasAulas no YouTubeDesenvolvimento da habilidade de falaTeaching German as a foreign languageForeign language teachingYouTube lessonsDevelopment of speaking skillsMudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala.Life in society has been transformed in recent decades by technological advances. The changes brought about mainly by the use of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) affect all areas, including foreign language teaching. Digital media have enabled new formats for teaching and learning foreign languages, whether through online or hybrid courses, or even apps or videos designed for this purpose. Given this scenario, this paper seeks to analyze online and asynchronous classes available on the YouTube channel Deutsch und Deutschland, which is currently the largest channel on the platform about the German language with instruction in Portuguese. The aim of this research is to analyze the teaching strategies used in this format of German classes for beginners to promote speech development. To answer this question, we used the studies of Estivalet (2014), Rozenfeld and Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015) and Schatz (2006) as a theoretical framework. This is an applied qualitative study (Silveira and Cordova, 2009). Four German lessons available on YouTube were analyzed based on the levels of speech development (Edrová, 2015) and speech micro-skills (Oliveira, 2015). As a result of this analysis, it was concluded that speaking skills cannot be fully developed through online and asynchronous classes, although it is possible to develop essential competences for speech development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.688836/2022-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]Rodrigues, Tais Caires [UNESP]2024-07-30T18:31:05Z2024-07-30T18:31:05Z2024-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25683133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-31T06:55:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:00:56.237505Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
Strategies for developing oral skills in online classes of German as a foreign language
title Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
Rodrigues, Tais Caires [UNESP]
Ensino de alemão como língua estrangeira
Ensino de línguas estrangeiras
Aulas no YouTube
Desenvolvimento da habilidade de fala
Teaching German as a foreign language
Foreign language teaching
YouTube lessons
Development of speaking skills
title_short Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
title_full Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
title_sort Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em aulas online de alemão como língua estrangeira
author Rodrigues, Tais Caires [UNESP]
author_facet Rodrigues, Tais Caires [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tais Caires [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de alemão como língua estrangeira
Ensino de línguas estrangeiras
Aulas no YouTube
Desenvolvimento da habilidade de fala
Teaching German as a foreign language
Foreign language teaching
YouTube lessons
Development of speaking skills
topic Ensino de alemão como língua estrangeira
Ensino de línguas estrangeiras
Aulas no YouTube
Desenvolvimento da habilidade de fala
Teaching German as a foreign language
Foreign language teaching
YouTube lessons
Development of speaking skills
description Mudanças provocadas principalmente pelo uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) afetam todas as áreas, inclusive a de ensino de Línguas Estrangeiras. As mídias digitais possibilitaram novos formatos de ensino e aprendizagem seja por meio de cursos online, híbridos ou até mesmo aplicativos ou vídeos elaborados para esse fim. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar aulas online e assíncronas disponíveis no canal do YouTube Deutsch und Deutschland, que é atualmente o maior canal na plataforma sobre a língua alemã com instrução em português. Pretende-se com essa pesquisa analisar as estratégias de ensino utilizadas neste canal em aulas de alemão para iniciantes para a promoção do desenvolvimento da fala. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Estivalet (2014), Rozenfeld e Viana (2019), Prabhu (2001), Oliveira (2015), Edrová (2015), Schatz (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e descritiva (Silveira e Cordova, 2009). Foram analisadas quatro aulas de alemão disponíveis no YouTube partindo dos níveis de desenvolvimento da fala (Edrová, 2015) e das micro-habilidades da fala (Oliveira, 2015). Como resultado dessa análise conclui-se que a habilidade de fala não pode ser completamente desenvolvida por meio de aulas online e assíncronas, ainda que seja possível o desenvolvimento de competências essenciais para o desenvolvimento da fala.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-30T18:31:05Z
2024-07-30T18:31:05Z
2024-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/256831
33004030009P4
url https://hdl.handle.net/11449/256831
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128885153333248