Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venzke, Lourdes Helena Dummer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Felipe, Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131760
Resumo: Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.
id UFRGS-2_62d8b6155b23adf731621e6a7f61e2b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Venzke, Lourdes Helena DummerFelipe, Jane2016-01-09T02:42:40Z20150104-4060http://hdl.handle.net/10183/131760000979408Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.The present article approaches a research carried out at the first school institutions in Pelotas/RS which focused on helping kindergarten and preschool children, without an asylum character, in the mid 20th century. Such spaces present the marks left by the challenges assumed in the name of the protection and education of these children. This research, a qualitative one, had as technical support some studies on gender, cultural studies and post-structuralist authors. The collected materials and the contexts in which they were produced indicated some elements which comprised the scenario in which the teachers developed their work. With this research it was possible to highlight how the teachers were represented and how the teaching practice in Childhood Education was connected to the resolution of some social problems. Therefore, the demands attributed to the teachers incorporate relevant figures to a certain historical period, with their different moments and necessities pointed out.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227ProfessorEducação infantilCriançaTeachersPreschool childrenChildhood EducationProfessoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XXTeachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979408.pdf000979408.pdfTexto completoapplication/pdf343382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/1/000979408.pdf911ebd02008043296a7a7d304abb636dMD51TEXT000979408.pdf.txt000979408.pdf.txtExtracted Texttext/plain66096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/2/000979408.pdf.txtc15cc8ec64dfe7b4865bc4ece676290bMD52THUMBNAIL000979408.pdf.jpg000979408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/3/000979408.pdf.jpg6a56715fd9d769c07c4e1faef3f496a7MD5310183/1317602021-11-20 06:10:01.143349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:10:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century
title Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
spellingShingle Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
Venzke, Lourdes Helena Dummer
Professor
Educação infantil
Criança
Teachers
Preschool children
Childhood Education
title_short Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
title_full Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
title_fullStr Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
title_full_unstemmed Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
title_sort Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
author Venzke, Lourdes Helena Dummer
author_facet Venzke, Lourdes Helena Dummer
Felipe, Jane
author_role author
author2 Felipe, Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venzke, Lourdes Helena Dummer
Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Educação infantil
Criança
topic Professor
Educação infantil
Criança
Teachers
Preschool children
Childhood Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers
Preschool children
Childhood Education
description Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-09T02:42:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131760
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979408
identifier_str_mv 0104-4060
000979408
url http://hdl.handle.net/10183/131760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/1/000979408.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/2/000979408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/3/000979408.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 911ebd02008043296a7a7d304abb636d
c15cc8ec64dfe7b4865bc4ece676290b
6a56715fd9d769c07c4e1faef3f496a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893738516480