Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131760 |
Resumo: | Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas. |
id |
UFRGS-2_62d8b6155b23adf731621e6a7f61e2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131760 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Venzke, Lourdes Helena DummerFelipe, Jane2016-01-09T02:42:40Z20150104-4060http://hdl.handle.net/10183/131760000979408Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.The present article approaches a research carried out at the first school institutions in Pelotas/RS which focused on helping kindergarten and preschool children, without an asylum character, in the mid 20th century. Such spaces present the marks left by the challenges assumed in the name of the protection and education of these children. This research, a qualitative one, had as technical support some studies on gender, cultural studies and post-structuralist authors. The collected materials and the contexts in which they were produced indicated some elements which comprised the scenario in which the teachers developed their work. With this research it was possible to highlight how the teachers were represented and how the teaching practice in Childhood Education was connected to the resolution of some social problems. Therefore, the demands attributed to the teachers incorporate relevant figures to a certain historical period, with their different moments and necessities pointed out.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227ProfessorEducação infantilCriançaTeachersPreschool childrenChildhood EducationProfessoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XXTeachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979408.pdf000979408.pdfTexto completoapplication/pdf343382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/1/000979408.pdf911ebd02008043296a7a7d304abb636dMD51TEXT000979408.pdf.txt000979408.pdf.txtExtracted Texttext/plain66096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/2/000979408.pdf.txtc15cc8ec64dfe7b4865bc4ece676290bMD52THUMBNAIL000979408.pdf.jpg000979408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/3/000979408.pdf.jpg6a56715fd9d769c07c4e1faef3f496a7MD5310183/1317602021-11-20 06:10:01.143349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:10:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teachers, kindergarten and preschool children in the context of childhood education in Pelotas in the mid 20th century |
title |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
spellingShingle |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX Venzke, Lourdes Helena Dummer Professor Educação infantil Criança Teachers Preschool children Childhood Education |
title_short |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
title_full |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
title_fullStr |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
title_full_unstemmed |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
title_sort |
Professoras e crianças pequenas no contexto da educação infantil pelotense em meados do século XX |
author |
Venzke, Lourdes Helena Dummer |
author_facet |
Venzke, Lourdes Helena Dummer Felipe, Jane |
author_role |
author |
author2 |
Felipe, Jane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venzke, Lourdes Helena Dummer Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação infantil Criança |
topic |
Professor Educação infantil Criança Teachers Preschool children Childhood Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers Preschool children Childhood Education |
description |
Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-09T02:42:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131760 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979408 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000979408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba, PR. N. 55 (jan./mar. 2015), p. 205-227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/1/000979408.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/2/000979408.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131760/3/000979408.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
911ebd02008043296a7a7d304abb636d c15cc8ec64dfe7b4865bc4ece676290b 6a56715fd9d769c07c4e1faef3f496a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447605713305600 |