Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042 |
Resumo: | Este artigo discute dados de pesquisa que visava apreender representações sociais sobre “escola”, “trabalho infantil” e os significados de “criança” e “infância” junto a crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), junto a seus pais e professores. O estudo aponta para a inadequação da dicotomia entre “razões econômicas” e “culturais” na compreensão do trabalho infantil. Para as crianças e pais, o trabalho infantil é uma necessidade inerente ao sistema de ajuda e troca intrafamiliar e da educação para a vida adulta. Entre as mudanças trazidas pela inserção no PETI estão: melhor aproveitamento escolar, novas experiências e aprendizados (esportes, cursos), mais tempo para brincar e alteração na percepção da responsabilidade com o sustento familiar por parte das crianças. Ressalta-se que o fenômeno necessita de maiores investigações, pois encobre realidades distintas sob uma aparente homogeneidade socialmente construída. |
id |
UFPR-4_57cb5958c2c61edc83cd63745d4df371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/22042 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SCSociologia; Sociologia da Infânciatrabalho infantil, escola, infância, representações sociais7.02.00.00-9 Sociologia Este artigo discute dados de pesquisa que visava apreender representações sociais sobre “escola”, “trabalho infantil” e os significados de “criança” e “infância” junto a crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), junto a seus pais e professores. O estudo aponta para a inadequação da dicotomia entre “razões econômicas” e “culturais” na compreensão do trabalho infantil. Para as crianças e pais, o trabalho infantil é uma necessidade inerente ao sistema de ajuda e troca intrafamiliar e da educação para a vida adulta. Entre as mudanças trazidas pela inserção no PETI estão: melhor aproveitamento escolar, novas experiências e aprendizados (esportes, cursos), mais tempo para brincar e alteração na percepção da responsabilidade com o sustento familiar por parte das crianças. Ressalta-se que o fenômeno necessita de maiores investigações, pois encobre realidades distintas sob uma aparente homogeneidade socialmente construída. UFPRCNPQ (Pibic)Marchi, Rita de Cassia2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-265Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-265Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-2651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042/20244https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042/30785info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/22042Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
title |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
spellingShingle |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC Marchi, Rita de Cassia Sociologia; Sociologia da Infância trabalho infantil, escola, infância, representações sociais 7.02.00.00-9 Sociologia |
title_short |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
title_full |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
title_fullStr |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
title_full_unstemmed |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
title_sort |
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC |
author |
Marchi, Rita de Cassia |
author_facet |
Marchi, Rita de Cassia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ (Pibic) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Rita de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia; Sociologia da Infância trabalho infantil, escola, infância, representações sociais 7.02.00.00-9 Sociologia |
topic |
Sociologia; Sociologia da Infância trabalho infantil, escola, infância, representações sociais 7.02.00.00-9 Sociologia |
description |
Este artigo discute dados de pesquisa que visava apreender representações sociais sobre “escola”, “trabalho infantil” e os significados de “criança” e “infância” junto a crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), junto a seus pais e professores. O estudo aponta para a inadequação da dicotomia entre “razões econômicas” e “culturais” na compreensão do trabalho infantil. Para as crianças e pais, o trabalho infantil é uma necessidade inerente ao sistema de ajuda e troca intrafamiliar e da educação para a vida adulta. Entre as mudanças trazidas pela inserção no PETI estão: melhor aproveitamento escolar, novas experiências e aprendizados (esportes, cursos), mais tempo para brincar e alteração na percepção da responsabilidade com o sustento familiar por parte das crianças. Ressalta-se que o fenômeno necessita de maiores investigações, pois encobre realidades distintas sob uma aparente homogeneidade socialmente construída. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042/20244 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/22042/30785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-265 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-265 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 249-265 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901465182208 |