Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de um conjunto de estudos desenvolvido pelos autores com o objetivo de entender melhor o fenômeno da Educação Física Escolar, mais particularmente no que se refere aos seus objetivos e conteúdos. O texto foi redigido com base nas análises dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido por um dos autores, em uma escola da periferia de Curitiba. Após discussão teórica relacionando conhecimento, cultura e conteúdo escolar, o texto apresenta alternativas para o entendimento e encaminhamento pedagógico desta disciplina escolar. Abstract This work results from developed studies to understand the Physical Education in Elementary School, present Physical Education objectives knowledge better. The empirical basis to this text came out of a research developed by one of the writers in a Public School in Curitiba surroundings. After a theoretical discussion about knowledge, culture and school contents the text preents some alternatives for understanding a pedagogical methodology of this scholar discipline. |
id |
UFPR-4_58c6b031b219240f97b2cccfc0ac4f45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2038 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdoEducação Física escolar; cultura escolar; conhecimento; Physical Education; school culture; knowledge. Este trabalho é resultado de um conjunto de estudos desenvolvido pelos autores com o objetivo de entender melhor o fenômeno da Educação Física Escolar, mais particularmente no que se refere aos seus objetivos e conteúdos. O texto foi redigido com base nas análises dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido por um dos autores, em uma escola da periferia de Curitiba. Após discussão teórica relacionando conhecimento, cultura e conteúdo escolar, o texto apresenta alternativas para o entendimento e encaminhamento pedagógico desta disciplina escolar. Abstract This work results from developed studies to understand the Physical Education in Elementary School, present Physical Education objectives knowledge better. The empirical basis to this text came out of a research developed by one of the writers in a Public School in Curitiba surroundings. After a theoretical discussion about knowledge, culture and school contents the text preents some alternatives for understanding a pedagogical methodology of this scholar discipline. UFPR2000-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-98Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-98Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038/1690https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038/31169Dittrich, Douglas DaniloSonda, JulianeFiorese, Florise Mariade Souza, Ângelo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:58:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/2038Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:58:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
title |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
spellingShingle |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo Dittrich, Douglas Danilo Educação Física escolar; cultura escolar; conhecimento; Physical Education; school culture; knowledge. |
title_short |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
title_full |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
title_fullStr |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
title_full_unstemmed |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
title_sort |
Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdo |
author |
Dittrich, Douglas Danilo |
author_facet |
Dittrich, Douglas Danilo Sonda, Juliane Fiorese, Florise Maria de Souza, Ângelo Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Sonda, Juliane Fiorese, Florise Maria de Souza, Ângelo Ricardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dittrich, Douglas Danilo Sonda, Juliane Fiorese, Florise Maria de Souza, Ângelo Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar; cultura escolar; conhecimento; Physical Education; school culture; knowledge. |
topic |
Educação Física escolar; cultura escolar; conhecimento; Physical Education; school culture; knowledge. |
description |
Este trabalho é resultado de um conjunto de estudos desenvolvido pelos autores com o objetivo de entender melhor o fenômeno da Educação Física Escolar, mais particularmente no que se refere aos seus objetivos e conteúdos. O texto foi redigido com base nas análises dos resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido por um dos autores, em uma escola da periferia de Curitiba. Após discussão teórica relacionando conhecimento, cultura e conteúdo escolar, o texto apresenta alternativas para o entendimento e encaminhamento pedagógico desta disciplina escolar. Abstract This work results from developed studies to understand the Physical Education in Elementary School, present Physical Education objectives knowledge better. The empirical basis to this text came out of a research developed by one of the writers in a Public School in Curitiba surroundings. After a theoretical discussion about knowledge, culture and school contents the text preents some alternatives for understanding a pedagogical methodology of this scholar discipline. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038/1690 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2038/31169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-98 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-98 Educar em Revista; v. 16, n. 16 (2000); p. 81-98 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892829110272 |