Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Daolio, Jocimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013
Resumo: O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.
id UFSP_317cf61abb6dab067d4b25781b42f19a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8524
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]Daolio, JocimarUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)2015-06-14T13:47:14Z2015-06-14T13:47:14Z2014-08-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013S0103-73072014000200013.pdfS0103-7307201400020001310.1590/S0103-73072014000200013O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the periphery of the sports' court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Estadual de CampinasUNIFESPSciELO237-254porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-PosiçõesEducação FísicaescolaculturasociabilidadePhysical EducationschoolculturesociabilityNa periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escolaAt the court's periphery: physical education, culture and sociability in schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072014000200013.pdfapplication/pdf515063${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/1/S0103-73072014000200013.pdfd72932fd4ba99d58b5bb16fc4d3b8183MD51open accessTEXTS0103-73072014000200013.pdf.txtS0103-73072014000200013.pdf.txtExtracted texttext/plain43507${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/2/S0103-73072014000200013.pdf.txtfcf75e1a8e00d57603037d9fc7dd46d3MD52open access11600/85242015-08-30 11:42:38.799open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8524Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652015-08-30T14:42:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv At the court's periphery: physical education, culture and sociability in school
title Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
spellingShingle Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Educação Física
escola
cultura
sociabilidade
Physical Education
school
culture
sociability
title_short Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
title_full Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
title_fullStr Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
title_full_unstemmed Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
title_sort Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
author Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Daolio, Jocimar
author_role author
author2 Daolio, Jocimar
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Daolio, Jocimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
escola
cultura
sociabilidade
topic Educação Física
escola
cultura
sociabilidade
Physical Education
school
culture
sociability
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
school
culture
sociability
description O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-73072014000200013.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-73072014000200013
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072014000200013
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.
0103-7307
S0103-73072014000200013.pdf
S0103-73072014000200013
10.1590/S0103-73072014000200013
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237-254
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/1/S0103-73072014000200013.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/2/S0103-73072014000200013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d72932fd4ba99d58b5bb16fc4d3b8183
fcf75e1a8e00d57603037d9fc7dd46d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764119557799936