Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641 |
Resumo: | This paper proposes an analytical model to teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluate a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluate by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual. |
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Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesAnalysis of teachers’ formation model with applicationsEducação; Tópicos Específicos de Educação; Formação de Professoresormação de professores; modelo de formação; profissão docenteTópicos Específicos de Educação This paper proposes an analytical model to teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluate a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluate by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual. O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três pólos – o conhecimento, a situação e o sujeito –, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao pólo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos pólos socioprofissional e epistêmico.UFPRCNPqChamon, Edna Maria Querido de OliveiraMenezes Rangel, Adriane de Castro2012-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-1841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/19412https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/30823https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/16641/5920info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/16641Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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