Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Menezes Rangel, Adriane de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641
Resumo: This paper proposes an analytical model to teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluate a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluate by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual.
id UFPR-4_6095d78bf371f52561632a2a94bfe9d7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16641
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicaçõesAnalysis of teachers’ formation model with applicationsEducação; Tópicos Específicos de Educação; Formação de Professoresormação de professores; modelo de formação; profissão docenteTópicos Específicos de Educação This paper proposes an analytical model to teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluate a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluate by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual. O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três pólos – o conhecimento, a situação e o sujeito –, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao pólo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos pólos socioprofissional e epistêmico.UFPRCNPqChamon, Edna Maria Querido de OliveiraMenezes Rangel, Adriane de Castro2012-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-1841984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/19412https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/30823https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/16641/5920info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:46:10Zoai:revistas.ufpr.br:article/16641Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:46:10Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Analysis of teachers’ formation model with applications
title Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
spellingShingle Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Educação; Tópicos Específicos de Educação; Formação de Professores
ormação de professores; modelo de formação; profissão docente
Tópicos Específicos de Educação
title_short Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_full Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_fullStr Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_full_unstemmed Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
title_sort Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Menezes Rangel, Adriane de Castro
author_role author
author2 Menezes Rangel, Adriane de Castro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Menezes Rangel, Adriane de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação; Formação de Professores
ormação de professores; modelo de formação; profissão docente
Tópicos Específicos de Educação
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação; Formação de Professores
ormação de professores; modelo de formação; profissão docente
Tópicos Específicos de Educação
description This paper proposes an analytical model to teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluate a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluate by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/19412
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641/30823
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/16641/5920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184
Educar em Revista; v. 28, n. 45 (2012); p. 167-184
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901426384896