Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Antonia Emanuela Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Fátima Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986
Resumo: Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.
id UFPR-4_74535408e66a9daee19b20bba4e27258
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36986
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de FortalezaEducação;Tópicos Específicos de Educaçãoformação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo.Educação;Tópicos Específicos de EducaçãoEsta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.UFPRde Lima, Antonia Emanuela OliveiraSilva, Fátima Sampaio2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-3081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/23925https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/30604https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/36986/18432info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/36986Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
title Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
spellingShingle Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
de Lima, Antonia Emanuela Oliveira
Educação;Tópicos Específicos de Educação
formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo.
Educação;Tópicos Específicos de Educação
title_short Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
title_full Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
title_fullStr Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
title_sort Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
author de Lima, Antonia Emanuela Oliveira
author_facet de Lima, Antonia Emanuela Oliveira
Silva, Fátima Sampaio
author_role author
author2 Silva, Fátima Sampaio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Antonia Emanuela Oliveira
Silva, Fátima Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Tópicos Específicos de Educação
formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo.
Educação;Tópicos Específicos de Educação
topic Educação;Tópicos Específicos de Educação
formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo.
Educação;Tópicos Específicos de Educação
description Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/23925
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/30604
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/36986/18432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902533681152