Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches. |
id |
UFPR-4_74535408e66a9daee19b20bba4e27258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36986 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de FortalezaEducação;Tópicos Específicos de Educaçãoformação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo.Educação;Tópicos Específicos de EducaçãoEsta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.UFPRde Lima, Antonia Emanuela OliveiraSilva, Fátima Sampaio2014-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-3081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/23925https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/30604https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/36986/18432info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/36986Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
title |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
spellingShingle |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza de Lima, Antonia Emanuela Oliveira Educação;Tópicos Específicos de Educação formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo. Educação;Tópicos Específicos de Educação |
title_short |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
title_full |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
title_fullStr |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
title_sort |
Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza |
author |
de Lima, Antonia Emanuela Oliveira |
author_facet |
de Lima, Antonia Emanuela Oliveira Silva, Fátima Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fátima Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Antonia Emanuela Oliveira Silva, Fátima Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Tópicos Específicos de Educação formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo. Educação;Tópicos Específicos de Educação |
topic |
Educação;Tópicos Específicos de Educação formação de Professores; Creche; Trabalho colaborativo. Educação;Tópicos Específicos de Educação |
description |
Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/23925 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986/30604 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/36986/18432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308 Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308 Educar em Revista; v. 30, n. 54 (2014); p. 293-308 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902533681152 |