Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Vitor
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bacelar-Nicolau, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767
Resumo: O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importanteda personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimentopessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação queapresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza,do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- InventárioClínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dosdados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada,apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências enos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade.Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandesfactores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2)caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceitoclínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantesna forma como cada professor constroi o seu autoconceito.
id UFPR-4_60ba6b079c8f5705942a00b4d695fe26
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/6767
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA modelsAutoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariadaconcept; teachers; self-efficiency; social acceptance; autoconceito; professores; auto-eficácia; aceitação socialO autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importanteda personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimentopessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação queapresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza,do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- InventárioClínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dosdados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada,apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências enos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade.Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandesfactores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2)caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceitoclínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantesna forma como cada professor constroi o seu autoconceito.The self-concept has been considered as a very important dimension onteacher’s personality, practice and development (MARKUS; WURF, 1987;SIMÕES, 2001). The present research concerns a sample of 281 teachersof Natural Science of the Third Cycle of Basic Education from Portugalthat responded to the I.C.A.C. – Self-Concept Clinical Inventory (VAZSERRA,1986). In the analysis of the questionnaires different multivariatedata analysis methods have been used. This paper describes some resultsissued from correspondence analysis and hierarchical clustering modelsbased on the affinity coefficient. The results obtained: 1) confirm theimportance of two general main factors / types which are present in selfconcept:social acceptance and self-efficiency; 2) characterise these mainfactors when teachers’ clinical self-concept is concerned and 3) show howdeterminant these factors are for the building of self-concept that allow us to differentiate teachers.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-179Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-179Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-1791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767/9379https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767/31120Franco, VitorBacelar-Nicolau, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/6767Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada
title Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
spellingShingle Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
Franco, Vitor
concept; teachers; self-efficiency; social acceptance; autoconceito; professores; auto-eficácia; aceitação social
title_short Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
title_full Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
title_fullStr Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
title_full_unstemmed Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
title_sort Teachers’ self-concept : finding main factors and clusters by EDA models
author Franco, Vitor
author_facet Franco, Vitor
Bacelar-Nicolau, Helena
author_role author
author2 Bacelar-Nicolau, Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Vitor
Bacelar-Nicolau, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv concept; teachers; self-efficiency; social acceptance; autoconceito; professores; auto-eficácia; aceitação social
topic concept; teachers; self-efficiency; social acceptance; autoconceito; professores; auto-eficácia; aceitação social
description O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importanteda personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimentopessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação queapresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza,do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- InventárioClínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dosdados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada,apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências enos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade.Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandesfactores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2)caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceitoclínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantesna forma como cada professor constroi o seu autoconceito.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767/9379
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767/31120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-179
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-179
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 161-179
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894723887104