A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance educations tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students needs, be it of either an intelectual or afective order. |
id |
UFPR-4_61ce4c804f1ddf2619f67eea53620e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2131 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distânciatutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation. Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance educations tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students needs, be it of either an intelectual or afective order. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-2241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/1783https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/31309Balbé, Marta Maria Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2131Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
title |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
spellingShingle |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância Balbé, Marta Maria Gonçalves tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation. |
title_short |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
title_full |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
title_fullStr |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
title_full_unstemmed |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
title_sort |
A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância |
author |
Balbé, Marta Maria Gonçalves |
author_facet |
Balbé, Marta Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbé, Marta Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation. |
topic |
tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation. |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance educations tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students needs, be it of either an intelectual or afective order. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/1783 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/31309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893461401600 |