A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbé, Marta Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia – Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance education’s tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students’ needs, be it of either an intelectual or afective order.
id UFPR-4_61ce4c804f1ddf2619f67eea53620e69
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2131
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distânciatutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation. Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia – Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance education’s tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students’ needs, be it of either an intelectual or afective order. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-2241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/1783https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/31309Balbé, Marta Maria Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2131Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
title A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
spellingShingle A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
Balbé, Marta Maria Gonçalves
tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation.
title_short A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
title_full A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
title_fullStr A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
title_full_unstemmed A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
title_sort A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância
author Balbé, Marta Maria Gonçalves
author_facet Balbé, Marta Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbé, Marta Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation.
topic tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica; tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation.
description Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia – Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas. The tutorage´s interlocutory dimension between distance education’s tutors and tutees Abstract This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students’ needs, be it of either an intelectual or afective order.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/1783
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131/31309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 215-224
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893461401600