Teoria e prática tutorial em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Onilza Borges
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128
Resumo: A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem. Distance education´s tutoring practice and theory Abstract Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students’ individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes.
id UFPR-4_83625e0bd8e99f8074be64463230e417
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2128
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Teoria e prática tutorial em educação a distânciaeducação a distância; tutoria; orientação acadêmica; formação de tutores/orientadores em educação a distância; distance education; tutoring; tutorage and orientation; tutor´s training for distance education. A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem. Distance education´s tutoring practice and theory Abstract Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students’ individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-171Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-171Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-1711984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128/1780https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128/31306Martins, Onilza Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2128Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática tutorial em educação a distância
title Teoria e prática tutorial em educação a distância
spellingShingle Teoria e prática tutorial em educação a distância
Martins, Onilza Borges
educação a distância; tutoria; orientação acadêmica; formação de tutores/orientadores em educação a distância; distance education; tutoring; tutorage and orientation; tutor´s training for distance education.
title_short Teoria e prática tutorial em educação a distância
title_full Teoria e prática tutorial em educação a distância
title_fullStr Teoria e prática tutorial em educação a distância
title_full_unstemmed Teoria e prática tutorial em educação a distância
title_sort Teoria e prática tutorial em educação a distância
author Martins, Onilza Borges
author_facet Martins, Onilza Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Onilza Borges
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância; tutoria; orientação acadêmica; formação de tutores/orientadores em educação a distância; distance education; tutoring; tutorage and orientation; tutor´s training for distance education.
topic educação a distância; tutoria; orientação acadêmica; formação de tutores/orientadores em educação a distância; distance education; tutoring; tutorage and orientation; tutor´s training for distance education.
description A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem. Distance education´s tutoring practice and theory Abstract Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students’ individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128/1780
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2128/31306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-171
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-171
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 153-171
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897089474560