Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redin, Ezequiel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861
Resumo: O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à juventude rural de cursar o ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso à política educacional, principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni representa, em certa medida, a universalização e a democratização do acesso ao ensino superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém, a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo acesso aos jovens rurais e à juventude em geral que demanda qualificação de nível superior.
id UFPR-4_61eb627be2ee06ebb58811d1e61e91a9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44861
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Políticas educacionais e juventude rural no Ensino SuperiorIES; ensino superior; juventude rural; políticas educacionais.O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à juventude rural de cursar o ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso à política educacional, principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni representa, em certa medida, a universalização e a democratização do acesso ao ensino superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém, a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo acesso aos jovens rurais e à juventude em geral que demanda qualificação de nível superior.UFPRRedin, Ezequiel2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-252Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-252Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-2521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861/31747https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861/32723Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:43:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/44861Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:43:03Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
title Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
spellingShingle Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
Redin, Ezequiel
IES; ensino superior; juventude rural; políticas educacionais.
title_short Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
title_full Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
title_fullStr Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
title_full_unstemmed Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
title_sort Políticas educacionais e juventude rural no Ensino Superior
author Redin, Ezequiel
author_facet Redin, Ezequiel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Redin, Ezequiel
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv IES; ensino superior; juventude rural; políticas educacionais.
topic IES; ensino superior; juventude rural; políticas educacionais.
description O artigo objetiva analisar as políticas educacionais de acesso ao ensino superior, recentemente instituídas no Brasil, em especial, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as relações com a juventude rural, hipossuficiente economicamente. As informações usadas referem-se aos dados institucionais do poder público federal e as reflexões sobre os jovens rurais, bolsistas, com base no Território Centro-Serra, Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou identificar que o Prouni proporcionou uma oportunidade à juventude rural de cursar o ensino superior em instituições de ensino particulares, porém, a maioria dos jovens rurais ainda permanece em condição marginal no acesso à política educacional, principalmente, pelo capital cultural herdado da condição camponesa em que o hábito da leitura, do acesso a livros e da dedicação aos estudos encontra-se num duelo com o trabalho na roça, estratégia fundamental para manter a reprodução social da família rural. O Prouni representa, em certa medida, a universalização e a democratização do acesso ao ensino superior em nível regional, o que proporcionou a qualificação profissional de parcela da juventude rural mantendo seus laços com o território e fortalecendo o capital cultural. Porém, a política educacional é invisível à categoria social e insuficiente para proporcionar amplo acesso aos jovens rurais e à juventude em geral que demanda qualificação de nível superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861/31747
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44861/32723
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-252
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-252
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 237-252
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895972741120