A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Messias Andrade, Amanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Eleusa Montenegro, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
DOI: 10.5102/pic.n0.2019.7474
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7474
Resumo: Este trabalho diz respeito à Terceira Idade e teve como objetivo verificar a preparação (física, psicológica e pedagógica) de três Instituições de Ensino Superior para receber, em seus cursos, alunos desta faixa etária. Atualmente, a população da terceira idade tem crescido consideravelmente e, no Brasil, a melhoria das condições de desenvolvimento da população proporcionou um aumento da expectativa média de vida. Apesar de ser um ponto positivo, pode também ser um problema, já que o país e o mercado produtivo não estão adaptados para atender a essa população, em seus problemas ligados à saúde, educação, comércio, indústria, lazer, esportista e cultural, o que se constitui em um grande desafio. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa qualitativa, e para análise e discussão dos dados foram utilizados os pressupostos da epistemologia qualitativa proposta por González Rey. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada, realizada com 15 alunos (de três Instituições de Ensino Superior Particular) e com três gestores (2 de Instituições de Ensino Superior Particular e 1 da pública), todos do Distrito Federal. Não houve seleção prévia dos participantes da pesquisa, sendo o critério para participação o de conveniência. Devido à Covid-19, as perguntas foram feitas por telefone e as respostas gravadas. Antes, foi lido o TCLE e solicitada a aquiescência ou não, de forma oral. Todos os participantes afirmaram se sentir bem, estando na terceira idade, e interessados em aprender. As opiniões sobre o fato de as instituições estarem ou não preparadas para receber alunos da terceira idade foram divergentes. Entretanto, como problemas apontados: muitos idosos não sabem lidar com computador; não há atendimento dos professores de que a cognição do aluno é mais baixa; há pessoas com problemas emocionais; necessidade de mais espaços no estacionamento e letras pequenas nas provas. Apenas um gestor sabia o número de alunos idosos da instituição. Apesar de os gestores dizerem que a instituição está preparada para receber alunos da terceira idade, somente duas das instituições têm bolsa para estes alunos. Notou-se com este trabalho que ainda não há a preocupação das IES com os alunos idosos. Não existe a percepção de que, com o aumento da expectativa de vida, eles estão cursando o ensino superior, como uma segunda graduação ou como a primeira. Os idosos sentem necessidade de voltar a estudar até porque, segundo um deles, o cérebro tem que ficar em atividade. Com relação à adaptação física, pedagógica e psicológica, todos deram a entender que as adaptações não foram realizadas especificamente aos alunos desta faixa etária, mas a todos com problemas, e até afirmaram que eles não diferem dos outros estudantes, sendo tratados como qualquer aluno. Uma instituição afirmou que existem grupos de pesquisa, disciplinas e ações de extensão na área. É muito importante este tipo de pesquisa, para gerar informação para as escolas e para que se preparem. Uma afirmação muito séria percebida foi que alguns disseram que de uma forma geral as universidades não estão preparadas para lidar com as diferenças.
id UNICEUB-7_a5d3ae13e1d4dd79b13e6fc63fca4131
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7474
network_acronym_str UNICEUB-7
network_name_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
spelling A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idadeIES e terceira idade. Ensino Superior e Idosos. Preparação das IES.Este trabalho diz respeito à Terceira Idade e teve como objetivo verificar a preparação (física, psicológica e pedagógica) de três Instituições de Ensino Superior para receber, em seus cursos, alunos desta faixa etária. Atualmente, a população da terceira idade tem crescido consideravelmente e, no Brasil, a melhoria das condições de desenvolvimento da população proporcionou um aumento da expectativa média de vida. Apesar de ser um ponto positivo, pode também ser um problema, já que o país e o mercado produtivo não estão adaptados para atender a essa população, em seus problemas ligados à saúde, educação, comércio, indústria, lazer, esportista e cultural, o que se constitui em um grande desafio. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa qualitativa, e para análise e discussão dos dados foram utilizados os pressupostos da epistemologia qualitativa proposta por González Rey. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada, realizada com 15 alunos (de três Instituições de Ensino Superior Particular) e com três gestores (2 de Instituições de Ensino Superior Particular e 1 da pública), todos do Distrito Federal. Não houve seleção prévia dos participantes da pesquisa, sendo o critério para participação o de conveniência. Devido à Covid-19, as perguntas foram feitas por telefone e as respostas gravadas. Antes, foi lido o TCLE e solicitada a aquiescência ou não, de forma oral. Todos os participantes afirmaram se sentir bem, estando na terceira idade, e interessados em aprender. As opiniões sobre o fato de as instituições estarem ou não preparadas para receber alunos da terceira idade foram divergentes. Entretanto, como problemas apontados: muitos idosos não sabem lidar com computador; não há atendimento dos professores de que a cognição do aluno é mais baixa; há pessoas com problemas emocionais; necessidade de mais espaços no estacionamento e letras pequenas nas provas. Apenas um gestor sabia o número de alunos idosos da instituição. Apesar de os gestores dizerem que a instituição está preparada para receber alunos da terceira idade, somente duas das instituições têm bolsa para estes alunos. Notou-se com este trabalho que ainda não há a preocupação das IES com os alunos idosos. Não existe a percepção de que, com o aumento da expectativa de vida, eles estão cursando o ensino superior, como uma segunda graduação ou como a primeira. Os idosos sentem necessidade de voltar a estudar até porque, segundo um deles, o cérebro tem que ficar em atividade. Com relação à adaptação física, pedagógica e psicológica, todos deram a entender que as adaptações não foram realizadas especificamente aos alunos desta faixa etária, mas a todos com problemas, e até afirmaram que eles não diferem dos outros estudantes, sendo tratados como qualquer aluno. Uma instituição afirmou que existem grupos de pesquisa, disciplinas e ações de extensão na área. É muito importante este tipo de pesquisa, para gerar informação para as escolas e para que se preparem. Uma afirmação muito séria percebida foi que alguns disseram que de uma forma geral as universidades não estão preparadas para lidar com as diferenças.UniCEUBde Souza Messias Andrade, AmandaEleusa Montenegro, Maria2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/747410.5102/pic.n0.2019.7474Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20192595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7474/4712Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-08T14:55:56Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/7474Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2024-02-08T14:55:56Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
title A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
spellingShingle A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
de Souza Messias Andrade, Amanda
IES e terceira idade. Ensino Superior e Idosos. Preparação das IES.
de Souza Messias Andrade, Amanda
IES e terceira idade. Ensino Superior e Idosos. Preparação das IES.
title_short A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
title_full A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
title_fullStr A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
title_full_unstemmed A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
title_sort A preparação das instituições do ensino superior para receber alunos da terceira idade
author de Souza Messias Andrade, Amanda
author_facet de Souza Messias Andrade, Amanda
de Souza Messias Andrade, Amanda
Eleusa Montenegro, Maria
Eleusa Montenegro, Maria
author_role author
author2 Eleusa Montenegro, Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Messias Andrade, Amanda
Eleusa Montenegro, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv IES e terceira idade. Ensino Superior e Idosos. Preparação das IES.
topic IES e terceira idade. Ensino Superior e Idosos. Preparação das IES.
description Este trabalho diz respeito à Terceira Idade e teve como objetivo verificar a preparação (física, psicológica e pedagógica) de três Instituições de Ensino Superior para receber, em seus cursos, alunos desta faixa etária. Atualmente, a população da terceira idade tem crescido consideravelmente e, no Brasil, a melhoria das condições de desenvolvimento da população proporcionou um aumento da expectativa média de vida. Apesar de ser um ponto positivo, pode também ser um problema, já que o país e o mercado produtivo não estão adaptados para atender a essa população, em seus problemas ligados à saúde, educação, comércio, indústria, lazer, esportista e cultural, o que se constitui em um grande desafio. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa qualitativa, e para análise e discussão dos dados foram utilizados os pressupostos da epistemologia qualitativa proposta por González Rey. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semiestruturada, realizada com 15 alunos (de três Instituições de Ensino Superior Particular) e com três gestores (2 de Instituições de Ensino Superior Particular e 1 da pública), todos do Distrito Federal. Não houve seleção prévia dos participantes da pesquisa, sendo o critério para participação o de conveniência. Devido à Covid-19, as perguntas foram feitas por telefone e as respostas gravadas. Antes, foi lido o TCLE e solicitada a aquiescência ou não, de forma oral. Todos os participantes afirmaram se sentir bem, estando na terceira idade, e interessados em aprender. As opiniões sobre o fato de as instituições estarem ou não preparadas para receber alunos da terceira idade foram divergentes. Entretanto, como problemas apontados: muitos idosos não sabem lidar com computador; não há atendimento dos professores de que a cognição do aluno é mais baixa; há pessoas com problemas emocionais; necessidade de mais espaços no estacionamento e letras pequenas nas provas. Apenas um gestor sabia o número de alunos idosos da instituição. Apesar de os gestores dizerem que a instituição está preparada para receber alunos da terceira idade, somente duas das instituições têm bolsa para estes alunos. Notou-se com este trabalho que ainda não há a preocupação das IES com os alunos idosos. Não existe a percepção de que, com o aumento da expectativa de vida, eles estão cursando o ensino superior, como uma segunda graduação ou como a primeira. Os idosos sentem necessidade de voltar a estudar até porque, segundo um deles, o cérebro tem que ficar em atividade. Com relação à adaptação física, pedagógica e psicológica, todos deram a entender que as adaptações não foram realizadas especificamente aos alunos desta faixa etária, mas a todos com problemas, e até afirmaram que eles não diferem dos outros estudantes, sendo tratados como qualquer aluno. Uma instituição afirmou que existem grupos de pesquisa, disciplinas e ações de extensão na área. É muito importante este tipo de pesquisa, para gerar informação para as escolas e para que se preparem. Uma afirmação muito séria percebida foi que alguns disseram que de uma forma geral as universidades não estão preparadas para lidar com as diferenças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7474
10.5102/pic.n0.2019.7474
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7474
identifier_str_mv 10.5102/pic.n0.2019.7474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7474/4712
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2019
2595-4563
reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
collection Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br
_version_ 1822183133548642304
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5102/pic.n0.2019.7474