Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Annatália Meneses de Amorim
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Albuquerque, Conceição Maria de, Catrib, Ana Maria Fontenelle, Silva, Raimunda Magalhães da, Nations, Marilyn Kay, Albuquerque, Mirna Frota de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622
Resumo: O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
id UFPR-4_63b1e9fcb1f937b0723769f31c2c20d1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/7622
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practiceOs saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e práticaensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practiceO saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.The teaching know-how arouses the interest of educators who deal with this subject from different points of view: teacher’s competence; integration of the student’s hidden knowledge; the reflexive-critical teacher; proposal for liberating education and political practice; the recognition of educational complexity and reflection on the fragmentation of disciplines which makedifficult the interdisciplinariety. This descriptive-qualitative study is about a teaching process based on theoretical and empirical analyses, proposed by Edgar Morin, and took place in the discipline of didactics from the Master Course of Health and Education at UNIFOR in 2004. Twenty Master students from several professional categories participated in the event. The outcomes showed that the dynamics applied to the study provided greaterunderstanding of concepts, integration, as well as relaxing environment concerning the learning process. It is concluded that strategies such as games, group dynamics and pedagogical psychodrama provide participation and the expression of feelings, interaction, assimilation and experiences shared through the collective construction of knowledge.UFPR2006-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-2461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/5435https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/31459Gomes, Annatália Meneses de AmorimAlbuquerque, Conceição Maria deCatrib, Ana Maria FontenelleSilva, Raimunda Magalhães daNations, Marilyn KayAlbuquerque, Mirna Frota deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:10:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/7622Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:10:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática
title Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
spellingShingle Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
Gomes, Annatália Meneses de Amorim
ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice
title_short Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
title_full Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
title_fullStr Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
title_full_unstemmed Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
title_sort Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
author Gomes, Annatália Meneses de Amorim
author_facet Gomes, Annatália Meneses de Amorim
Albuquerque, Conceição Maria de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Nations, Marilyn Kay
Albuquerque, Mirna Frota de
author_role author
author2 Albuquerque, Conceição Maria de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Nations, Marilyn Kay
Albuquerque, Mirna Frota de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Annatália Meneses de Amorim
Albuquerque, Conceição Maria de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Silva, Raimunda Magalhães da
Nations, Marilyn Kay
Albuquerque, Mirna Frota de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice
topic ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice
description O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/5435
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/31459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892912996352