Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622 |
Resumo: | O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento. |
id |
UFPR-4_63b1e9fcb1f937b0723769f31c2c20d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/7622 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practiceOs saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e práticaensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practiceO saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.The teaching know-how arouses the interest of educators who deal with this subject from different points of view: teacher’s competence; integration of the student’s hidden knowledge; the reflexive-critical teacher; proposal for liberating education and political practice; the recognition of educational complexity and reflection on the fragmentation of disciplines which makedifficult the interdisciplinariety. This descriptive-qualitative study is about a teaching process based on theoretical and empirical analyses, proposed by Edgar Morin, and took place in the discipline of didactics from the Master Course of Health and Education at UNIFOR in 2004. Twenty Master students from several professional categories participated in the event. The outcomes showed that the dynamics applied to the study provided greaterunderstanding of concepts, integration, as well as relaxing environment concerning the learning process. It is concluded that strategies such as games, group dynamics and pedagogical psychodrama provide participation and the expression of feelings, interaction, assimilation and experiences shared through the collective construction of knowledge.UFPR2006-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-2461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/5435https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/31459Gomes, Annatália Meneses de AmorimAlbuquerque, Conceição Maria deCatrib, Ana Maria FontenelleSilva, Raimunda Magalhães daNations, Marilyn KayAlbuquerque, Mirna Frota deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:10:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/7622Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:10:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática |
title |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
spellingShingle |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice Gomes, Annatália Meneses de Amorim ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice |
title_short |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
title_full |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
title_fullStr |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
title_full_unstemmed |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
title_sort |
Knowledges and pedagogical practice: an integration between theory and practice |
author |
Gomes, Annatália Meneses de Amorim |
author_facet |
Gomes, Annatália Meneses de Amorim Albuquerque, Conceição Maria de Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Nations, Marilyn Kay Albuquerque, Mirna Frota de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Conceição Maria de Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Nations, Marilyn Kay Albuquerque, Mirna Frota de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Annatália Meneses de Amorim Albuquerque, Conceição Maria de Catrib, Ana Maria Fontenelle Silva, Raimunda Magalhães da Nations, Marilyn Kay Albuquerque, Mirna Frota de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice |
topic |
ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice |
description |
O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/5435 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622/31459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246 Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246 Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 231-246 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892912996352 |