Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326 |
Resumo: | A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, um conjunto de dispositivos legais foi produzido, no Brasil, com vistas à constituição de políticas públicas para a diversidade cultural. Em especial, a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabeleceu desafios para os educadores brasileiros, especialmente no sentido de transformação das práticas escolares, seja para e pela convivência democrática, seja pela revisão dos conteúdos de ensino com vistas à inclusão de temáticas excluídas dos planos, dos programas, dos livros escolares e de outros materiais didáticos. |
id |
UFPR-4_65dd03a2d03195ba952c73eed2522e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/31326 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialA partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, um conjunto de dispositivos legais foi produzido, no Brasil, com vistas à constituição de políticas públicas para a diversidade cultural. Em especial, a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabeleceu desafios para os educadores brasileiros, especialmente no sentido de transformação das práticas escolares, seja para e pela convivência democrática, seja pela revisão dos conteúdos de ensino com vistas à inclusão de temáticas excluídas dos planos, dos programas, dos livros escolares e de outros materiais didáticos. UFPRCNPqSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosGarcia, Tânia Maria Figueiredo Braga2013-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-12Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-12Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326/20033https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326/30773info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/31326Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author_facet |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, um conjunto de dispositivos legais foi produzido, no Brasil, com vistas à constituição de políticas públicas para a diversidade cultural. Em especial, a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabeleceu desafios para os educadores brasileiros, especialmente no sentido de transformação das práticas escolares, seja para e pela convivência democrática, seja pela revisão dos conteúdos de ensino com vistas à inclusão de temáticas excluídas dos planos, dos programas, dos livros escolares e de outros materiais didáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326/20033 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31326/30773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-12 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-12 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 9-12 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901458890752 |