Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Margarita Victoria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539
Resumo: O trabalho analisa a organização sindical dos professores das redes estadual e municipal de ensino em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1977 a 2010. O período considerado encerra a divisão do estado de Mato Grosso e consequente criação e implantação administrativa do estado de Mato Grosso do Sul, quando os professores estavam organizados, por força de lei federal, em associações. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que dispôs sobre a organização sindical dos servidores públicos, os professores em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul se organizaram em sindicatos. Tal organização sindical, ao longo do período, vem passando por alterações significativas, seja pela necessidade dos trabalhadores em educação promoverem/reverem sua estrutura sindical com vistas à sua democratização, seja pelas reformas das políticas educacionais operadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, trabalhou-se com a legislação e documentos de âmbito federal, estadual, municipal, documentos do movimento sindical, entrevistas semiestruturadas e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a organização sindical dos professores, se por um lado, vem expressando os conflitos internos da categoria em que ainda operam mecanismos corporativos que têm interferido em seu processo de democratização, por outro lado, vem manifestando as contradições inerentes às relações entre capital e trabalho na esfera do Estado.
id UFPR-4_666b6114b4036c8cf207515b5d89378d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32539
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônomaEducaçãopolítica educacional; sindicalismo docente; Mato Grosso do SulO trabalho analisa a organização sindical dos professores das redes estadual e municipal de ensino em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1977 a 2010. O período considerado encerra a divisão do estado de Mato Grosso e consequente criação e implantação administrativa do estado de Mato Grosso do Sul, quando os professores estavam organizados, por força de lei federal, em associações. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que dispôs sobre a organização sindical dos servidores públicos, os professores em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul se organizaram em sindicatos. Tal organização sindical, ao longo do período, vem passando por alterações significativas, seja pela necessidade dos trabalhadores em educação promoverem/reverem sua estrutura sindical com vistas à sua democratização, seja pelas reformas das políticas educacionais operadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, trabalhou-se com a legislação e documentos de âmbito federal, estadual, municipal, documentos do movimento sindical, entrevistas semiestruturadas e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a organização sindical dos professores, se por um lado, vem expressando os conflitos internos da categoria em que ainda operam mecanismos corporativos que têm interferido em seu processo de democratização, por outro lado, vem manifestando as contradições inerentes às relações entre capital e trabalho na esfera do Estado.UFPRRodriguez, Margarita VictoriaFernandes, Maria Dilnéia Espíndola2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-147Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-147Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-1471984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539/20653https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539/30759info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/32539Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:50Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv
Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
title Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
spellingShingle Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
Rodriguez, Margarita Victoria
Educação
política educacional; sindicalismo docente; Mato Grosso do Sul
title_short Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
title_full Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
title_fullStr Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
title_full_unstemmed Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
title_sort Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma
author Rodriguez, Margarita Victoria
author_facet Rodriguez, Margarita Victoria
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
author_role author
author2 Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Margarita Victoria
Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Educação
política educacional; sindicalismo docente; Mato Grosso do Sul
topic Educação
política educacional; sindicalismo docente; Mato Grosso do Sul
description O trabalho analisa a organização sindical dos professores das redes estadual e municipal de ensino em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1977 a 2010. O período considerado encerra a divisão do estado de Mato Grosso e consequente criação e implantação administrativa do estado de Mato Grosso do Sul, quando os professores estavam organizados, por força de lei federal, em associações. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que dispôs sobre a organização sindical dos servidores públicos, os professores em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul se organizaram em sindicatos. Tal organização sindical, ao longo do período, vem passando por alterações significativas, seja pela necessidade dos trabalhadores em educação promoverem/reverem sua estrutura sindical com vistas à sua democratização, seja pelas reformas das políticas educacionais operadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, trabalhou-se com a legislação e documentos de âmbito federal, estadual, municipal, documentos do movimento sindical, entrevistas semiestruturadas e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a organização sindical dos professores, se por um lado, vem expressando os conflitos internos da categoria em que ainda operam mecanismos corporativos que têm interferido em seu processo de democratização, por outro lado, vem manifestando as contradições inerentes às relações entre capital e trabalho na esfera do Estado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539/20653
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32539/30759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-147
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-147
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 131-147
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896071307264