Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circularidade fundamental. |
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Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in educationContribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educaçãoO presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circularidade fundamental.This paper focuses on the contributions from Henri Wallon about the relationship between cognition and affectivity in the education. It also defines the complex interdependency between affective and cognitive dimensions of such theory and emphasizes the notion of engaged person as a fundamental synthesis to understanding the relationship between affectivity and cognition in the educational field. This article also highlights the importance of dialectical and humanist view of integral person for educational practices and it incorporates the idea of “fundamental circularity” of Francisco Varela aiming to updating the view of Wallon about non-separateness between human beings and world. Keywords: affectivity; cognition; education; Henri Wallon; fundamental circularity.UFPR2010-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/11515https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/31034Ferreira, Aurino LimaAcioly-Régnier, Nadja Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17577Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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