Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aurino Lima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Acioly-Régnier, Nadja Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577
Resumo: O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circu­laridade fundamental.
id UFPR-4_66b0c101de913d1322b74c43ae646c53
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17577
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in educationContribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educaçãoO presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circu­laridade fundamental.This paper focuses on the contributions from Henri Wallon about the relationship between cognition and affectivity in the education. It also defines the complex interdependency between affective and cognitive dimensions of such theory and emphasizes the notion of engaged person as a fundamental synthesis to understanding the relationship between af­fectivity and cognition in the educational field. This article also highlights the importance of dialectical and humanist view of integral person for educational practices and it incorporates the idea of “fundamental circu­larity” of Francisco Varela aiming to updating the view of Wallon about non-separateness between human beings and world. Keywords: affectivity; cognition; education; Henri Wallon; fundamental circularity.UFPR2010-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/11515https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/31034Ferreira, Aurino LimaAcioly-Régnier, Nadja Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17577Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação
title Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
spellingShingle Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
Ferreira, Aurino Lima
title_short Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
title_full Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
title_fullStr Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
title_full_unstemmed Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
title_sort Contributions from Henri Wallon to the relationship between cognition and affectivity in education
author Ferreira, Aurino Lima
author_facet Ferreira, Aurino Lima
Acioly-Régnier, Nadja Maria
author_role author
author2 Acioly-Régnier, Nadja Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aurino Lima
Acioly-Régnier, Nadja Maria
description O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circu­laridade fundamental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/11515
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/31034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 21-38
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896536875008