Educação para além da formação do trabalhador alienado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Natália Regina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como “veículo” para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial. 
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