Educação para além da formação do trabalhador alienado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como “veículo” para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial. |
id |
UFPR-4_689a3a424ef1409c9208c6b48f1c83df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/13977 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para além da formação do trabalhador alienadoEducation stops beyond the formation of the mentally ill workerEducação; Fundamentos da Educaçãoeducação;trabalho;alienaçãoCiências Humanas. 7.00.00.00-0O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como “veículo” para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial. The main objective of this work is to indicate some questions concerning the paper of the education front to the capitalist society. It is important to detach that one is not about an empirical work, but yes, of a reflection, an attempt of if thinking the relation education-work-capital. In this direction, we ask: Which the direction of the education front to the logic of the capital? The paper of the education as “vehicle” for new proposals of elaboration of strategies for the conscientious change of the learns, is of basic importance. To consolidate this attempt, we use the theoretical support of authors as GADOTTI (1995), KONDER (1981), MARX and ENGELS (1983), (1984), (1993), MARX (1983), (1989), (2002), MÉSZÁROS (2005), SAUCERS (1997), SCHAFF (1996). We understand that an education that is not mere for formation of “mentally ill” futures, but yes, an education that if as with the social reproductions and that has not taken in consideration the character partner-description of the individual, is crucial.UFPRde Almeida, Natália Regina2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-258Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-258Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-2581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977/14015https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977/30986info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:55:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/13977Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:55:34Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para além da formação do trabalhador alienado Education stops beyond the formation of the mentally ill worker |
title |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
spellingShingle |
Educação para além da formação do trabalhador alienado de Almeida, Natália Regina Educação; Fundamentos da Educação educação;trabalho;alienação Ciências Humanas. 7.00.00.00-0 |
title_short |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
title_full |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
title_fullStr |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
title_full_unstemmed |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
title_sort |
Educação para além da formação do trabalhador alienado |
author |
de Almeida, Natália Regina |
author_facet |
de Almeida, Natália Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Natália Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação educação;trabalho;alienação Ciências Humanas. 7.00.00.00-0 |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação educação;trabalho;alienação Ciências Humanas. 7.00.00.00-0 |
description |
O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como “veículo” para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977/14015 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977/30986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-258 Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-258 Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 251-258 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895419092992 |