Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setton, Maria da Graça Jacintho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neves, Paulo Rogério da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar questões sobre a frequência no ensino básico de quatro gerações da elite paulistana dos século XX e XXI. Trata-se de análise dos dados recolhidos na pesquisa Pensamento e Práticas de Cultura da Elite Paulistana1 . Com base em um questionário e entrevistas realizadas no período de 2018 a 2019, a intenção é analisar os motivos da escolha e as representações sobre as escolas. A hipótese principal apoia-se na teoria relacional dos grupos de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas e objetivas de construção de disposições de um habitus. Para desenvolver o argumento, faremos um exercício relacional entre tipos de instituições frequentadas pelos indivíduos pesquisados e seus filhos, lembrando as categorias de quadros, tempo, modalidades e disposições de cultura que se depreendem delas. Por intermédio de aspectos como a imagem dos estabelecimentos em sites institucionais, data de fundação, objetivos pedagógicos, filiações com projetos internacionais e religiosos, observamos de perto elementos de tais processos. Como resultados, sinalizamos que além de existir uma estreita correspondência entre as seleções escolares e os projetos familiares, sempre de acordo com o tempo de pertencimento às elites e os setores da economia, existiria uma tendência, desde o início do século passado, por escolas com vínculos no exterior.
id UFPR-4_6b605a63c4199d31a0d619699986727c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85438
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXIEducação, Socializaçãosocialização escolar, habitus, elites, reprodução, internacionalizaçãoEducação Trajetória educacionalO objetivo deste artigo é problematizar questões sobre a frequência no ensino básico de quatro gerações da elite paulistana dos século XX e XXI. Trata-se de análise dos dados recolhidos na pesquisa Pensamento e Práticas de Cultura da Elite Paulistana1 . Com base em um questionário e entrevistas realizadas no período de 2018 a 2019, a intenção é analisar os motivos da escolha e as representações sobre as escolas. A hipótese principal apoia-se na teoria relacional dos grupos de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas e objetivas de construção de disposições de um habitus. Para desenvolver o argumento, faremos um exercício relacional entre tipos de instituições frequentadas pelos indivíduos pesquisados e seus filhos, lembrando as categorias de quadros, tempo, modalidades e disposições de cultura que se depreendem delas. Por intermédio de aspectos como a imagem dos estabelecimentos em sites institucionais, data de fundação, objetivos pedagógicos, filiações com projetos internacionais e religiosos, observamos de perto elementos de tais processos. Como resultados, sinalizamos que além de existir uma estreita correspondência entre as seleções escolares e os projetos familiares, sempre de acordo com o tempo de pertencimento às elites e os setores da economia, existiria uma tendência, desde o início do século passado, por escolas com vínculos no exterior.UFPRSetton, Maria da Graça JacinthoNeves, Paulo Rogério da Conceição2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438/48128https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438/48129Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/85438Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
title Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
spellingShingle Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
Setton, Maria da Graça Jacintho
Educação, Socialização
socialização escolar, habitus, elites, reprodução, internacionalização
Educação Trajetória educacional
title_short Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
title_full Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
title_fullStr Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
title_full_unstemmed Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
title_sort Tendências na escolarização das elites paulistanas nos Séculos XX e XXI
author Setton, Maria da Graça Jacintho
author_facet Setton, Maria da Graça Jacintho
Neves, Paulo Rogério da Conceição
author_role author
author2 Neves, Paulo Rogério da Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Setton, Maria da Graça Jacintho
Neves, Paulo Rogério da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Socialização
socialização escolar, habitus, elites, reprodução, internacionalização
Educação Trajetória educacional
topic Educação, Socialização
socialização escolar, habitus, elites, reprodução, internacionalização
Educação Trajetória educacional
description O objetivo deste artigo é problematizar questões sobre a frequência no ensino básico de quatro gerações da elite paulistana dos século XX e XXI. Trata-se de análise dos dados recolhidos na pesquisa Pensamento e Práticas de Cultura da Elite Paulistana1 . Com base em um questionário e entrevistas realizadas no período de 2018 a 2019, a intenção é analisar os motivos da escolha e as representações sobre as escolas. A hipótese principal apoia-se na teoria relacional dos grupos de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas e objetivas de construção de disposições de um habitus. Para desenvolver o argumento, faremos um exercício relacional entre tipos de instituições frequentadas pelos indivíduos pesquisados e seus filhos, lembrando as categorias de quadros, tempo, modalidades e disposições de cultura que se depreendem delas. Por intermédio de aspectos como a imagem dos estabelecimentos em sites institucionais, data de fundação, objetivos pedagógicos, filiações com projetos internacionais e religiosos, observamos de perto elementos de tais processos. Como resultados, sinalizamos que além de existir uma estreita correspondência entre as seleções escolares e os projetos familiares, sempre de acordo com o tempo de pertencimento às elites e os setores da economia, existiria uma tendência, desde o início do século passado, por escolas com vínculos no exterior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438/48128
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85438/48129
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900369420288