“Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, André Magri Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Míria Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656
Resumo: O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessanos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.
id UFPR-4_6bd9d6a8c6c640374f6eb4999f02c6e4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75656
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguarEducação; Educação LiteráriaNarrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica.Educação e Formação de LeitoresO discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessanos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.UFPRMelo, André Magri Ribeiro deOliveira, Míria Gomes de2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656/42513https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656/42514Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75656Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
title “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
spellingShingle “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
Melo, André Magri Ribeiro de
Educação; Educação Literária
Narrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica.
Educação e Formação de Leitores
title_short “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
title_full “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
title_fullStr “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
title_full_unstemmed “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
title_sort “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
author Melo, André Magri Ribeiro de
author_facet Melo, André Magri Ribeiro de
Oliveira, Míria Gomes de
author_role author
author2 Oliveira, Míria Gomes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, André Magri Ribeiro de
Oliveira, Míria Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Literária
Narrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica.
Educação e Formação de Leitores
topic Educação; Educação Literária
Narrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica.
Educação e Formação de Leitores
description O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessanos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656/42513
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75656/42514
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899200258048