Formar leitores literários: ideias e estratégias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55034 |
Resumo: | Formar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação. |
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Formar leitores literários: ideias e estratégiasLeitura literáriaLeitoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoFormar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal.Esta obra foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Universidade do MinhoAzevedo, Fernando20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55034porF. Azevedo (Coord.) (2018), Formar leitores literários. Ideias e Estratégias. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho.978-972-8952-49-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:38.066617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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