Formar leitores literários: ideias e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55034
Resumo: Formar leitores literários constitui hoje um desafio e uma necessidade. Um desafio porque, sendo uma atividade voluntária, que se alcança pela recriação de espaços e momentos de prazer e fruição, não existe propriamente uma estratégia que possa ser considerada como única e eficaz para a obter. Uma necessidade porque o domínio da leitura literária permite desenvolver cognitivamente o sujeito e, articulando-se com a capacidade de ler o mundo de modo não ingénuo, possui virtualidades fundamentais na capacidade de exercício da cidadania. Formar leitores não é apenas tarefa da escola, mas de todos e exige um compromisso coletivo. Este volume, baseado em trabalhos de mediação leitora desenvolvidos no contexto da unidade curricular de Literacia e Mediação Leitora, da Licenciatura em Educação Básica, da Universidade do Minho, reúne ideias e estratégias para formar leitores literários.No seu conjunto, os vários capítulos percorrem ideias e estratégias que, baseando-se muito naquilo que é a animação para a leitura, podem constituir preciosas ajudas para formar leitores voluntários, isto é, leitores que lêem, em quantidade e em qualidade, com prazer. Leitores que lêem numa pluralidade de espaços e de contextos, muitas vezes bem afastados da escola e dos processos formais de educação.
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