Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rummert, Sonia Maria
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ventura, Jaqueline Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664
Resumo: A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito doEstado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa na últimadécada. Tal complexidade deriva dos processos de correlação de forçasemergentes na atual fase de expansão e consolidação do capital, entre osquais se destaca a implantação de políticas neoliberais que deu origem, porexemplo, à reforma do Estado e às estratégias de reestruturação produtiva. No presente artigo, pretendemos evidenciar que os atuais programas para aEducação de Jovens e Adultos trabalhadores desenvolvidos pelo Ministérioda Educação (MEC) representam rearranjos da mesma lógica que semprepresidiu as políticas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a qualconsiste em atender às necessidades de sociabilidade do próprio capital. Destaforma, as políticas educativas com caráter compensatório e aligeirado reiteram,a partir de reordenamentos econômicas dos quais derivam o desempregoestrutural e novas formulações ideológicas centradas no empreendedorismo ena empregabilidade, a subalternidade das propostas de educação para a classetrabalhadora. Neste texto serão abordados os programas Brasil Alfabetizadoe Fazendo Escola no conjunto das políticas de governo para a educação,procurando-se evidenciar o quanto esse tipo de política reafirma o caráterseletivo e excludente do sistema público educacional no Brasil.
id UFPR-4_6df5113b94131a51ab0a1ca9c199e945
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8664
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo EscolaPublic policy for youth and adult education in Brazil: non-commission permanent (re)building – considerations about Literate Brazil and Doing School Programseducação de jovens e adultos; políticas educacionais; trabalho e educação; youth and adult education; educational policy; work and educationA problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito doEstado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa na últimadécada. Tal complexidade deriva dos processos de correlação de forçasemergentes na atual fase de expansão e consolidação do capital, entre osquais se destaca a implantação de políticas neoliberais que deu origem, porexemplo, à reforma do Estado e às estratégias de reestruturação produtiva. No presente artigo, pretendemos evidenciar que os atuais programas para aEducação de Jovens e Adultos trabalhadores desenvolvidos pelo Ministérioda Educação (MEC) representam rearranjos da mesma lógica que semprepresidiu as políticas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a qualconsiste em atender às necessidades de sociabilidade do próprio capital. Destaforma, as políticas educativas com caráter compensatório e aligeirado reiteram,a partir de reordenamentos econômicas dos quais derivam o desempregoestrutural e novas formulações ideológicas centradas no empreendedorismo ena empregabilidade, a subalternidade das propostas de educação para a classetrabalhadora. Neste texto serão abordados os programas Brasil Alfabetizadoe Fazendo Escola no conjunto das políticas de governo para a educação,procurando-se evidenciar o quanto esse tipo de política reafirma o caráterseletivo e excludente do sistema público educacional no Brasil.The problematic related to youth and adult education (EJA Program) had gotsignificative relevance in Brazilian State scope. Such complexity is derivativeof the emergent growth process of correlated forces in present level of capitalexpansion and consolidation; these processes show up neoliberal policyimplantation, which originated, for example, State reform and productivestructural rebuilding strategies. This article intends to show up that currentprograms developed by the Education Ministry (MEC) for working youthand adult education represent reorganization of the same logic that alwaysguided youth and adult education policy in Brazil; a policy that consists insociability necessity of capital itself. Thus, compensatory and superficialeducation policies reinforces non-commission of educational proposals forworking class by economical reorganization that produces structuralunemployment and new ideological formulations centered on enterprisingand employment. This text focuses Literate Brazil Program as well as DoingSchool Program inside the complex of govern policy for education, intendingto clear up how much such policy reasserts selective and excludingcharacteristics of Brazilian public education system.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-45Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-45Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-451984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664/6026https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664/31429Rummert, Sonia MariaVentura, Jaqueline Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8664Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
Public policy for youth and adult education in Brazil: non-commission permanent (re)building – considerations about Literate Brazil and Doing School Programs
title Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
spellingShingle Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
Rummert, Sonia Maria
educação de jovens e adultos; políticas educacionais; trabalho e educação; youth and adult education; educational policy; work and education
title_short Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
title_full Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
title_fullStr Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
title_full_unstemmed Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
title_sort Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade – considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola
author Rummert, Sonia Maria
author_facet Rummert, Sonia Maria
Ventura, Jaqueline Pereira
author_role author
author2 Ventura, Jaqueline Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rummert, Sonia Maria
Ventura, Jaqueline Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos; políticas educacionais; trabalho e educação; youth and adult education; educational policy; work and education
topic educação de jovens e adultos; políticas educacionais; trabalho e educação; youth and adult education; educational policy; work and education
description A problemática relativa à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito doEstado brasileiro, tem se tornado significativamente mais complexa na últimadécada. Tal complexidade deriva dos processos de correlação de forçasemergentes na atual fase de expansão e consolidação do capital, entre osquais se destaca a implantação de políticas neoliberais que deu origem, porexemplo, à reforma do Estado e às estratégias de reestruturação produtiva. No presente artigo, pretendemos evidenciar que os atuais programas para aEducação de Jovens e Adultos trabalhadores desenvolvidos pelo Ministérioda Educação (MEC) representam rearranjos da mesma lógica que semprepresidiu as políticas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a qualconsiste em atender às necessidades de sociabilidade do próprio capital. Destaforma, as políticas educativas com caráter compensatório e aligeirado reiteram,a partir de reordenamentos econômicas dos quais derivam o desempregoestrutural e novas formulações ideológicas centradas no empreendedorismo ena empregabilidade, a subalternidade das propostas de educação para a classetrabalhadora. Neste texto serão abordados os programas Brasil Alfabetizadoe Fazendo Escola no conjunto das políticas de governo para a educação,procurando-se evidenciar o quanto esse tipo de política reafirma o caráterseletivo e excludente do sistema público educacional no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664/6026
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8664/31429
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-45
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-45
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 29-45
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897010831360