Manuais didáticos e formação da consciência histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5547 |
Resumo: | Neste artigo são analisadas as condições econômicas e sociais de produção de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen. Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado, bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e utilização do manual didático. |
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Manuais didáticos e formação da consciência históricaDidactic material and historical consciousnessEducação Histórica; Manuais Didáticos; Consciência Histórica; Historical education; Textbooks; Historical consciousnessNeste artigo são analisadas as condições econômicas e sociais de produção de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen. Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado, bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e utilização do manual didático.This article analyses the economical and social conditions of production of a didactic manual, based on works as Apples (1995) and Goodsons (1999), as well as it presents and discusses the necessary conditions for a History didactic manual to produce historical consciousness, starting from the categories created by Rüsen (1997). The research includes the analysis of the didactic material produced in one of the major interprises in this sector in Brazil, as much in the perspective of its political economy as in its relationship with the categories developed by Rüsen. Here are also presented the opinions of the researched materials author and the teacher who utilized it in his classes, attempting to realize a connection between the theory and the actors points of view of the process of production and use of didactic material.UFPR2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5547Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 73-92Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 73-92Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 73-921984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5547/4060https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5547/31487de Medeiros, Daniel Hortêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:12:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/5547Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:12:31Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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