Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente. |
id |
UFPR-4_6e97218a8d8b81564ddcfc87f3fb8d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/64536 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolarEducação; Tópicos específicos de educação; educação especialEmoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.Educação especialO artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente.UFPRagência CAPES (bolsa de Mestrado-Doutorado)Ferreira de Faria, Paula Mariade Camargo, Denise2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536/43844Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/64536Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
title |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
spellingShingle |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar Ferreira de Faria, Paula Maria Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski. Educação especial |
title_short |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
title_full |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
title_fullStr |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
title_sort |
Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar |
author |
Ferreira de Faria, Paula Maria |
author_facet |
Ferreira de Faria, Paula Maria de Camargo, Denise |
author_role |
author |
author2 |
de Camargo, Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
agência CAPES (bolsa de Mestrado-Doutorado) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Faria, Paula Maria de Camargo, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski. Educação especial |
topic |
Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski. Educação especial |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536/43844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899710914560 |