Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Faria, Paula Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Camargo, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente.
id UFPR-4_6e97218a8d8b81564ddcfc87f3fb8d82
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64536
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolarEducação; Tópicos específicos de educação; educação especialEmoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.Educação especialO artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente.UFPRagência CAPES (bolsa de Mestrado-Doutorado)Ferreira de Faria, Paula Mariade Camargo, Denise2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536/43844Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/64536Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
title Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
spellingShingle Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
Ferreira de Faria, Paula Maria
Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial
Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.
Educação especial
title_short Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
title_full Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
title_fullStr Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
title_full_unstemmed Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
title_sort Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar
author Ferreira de Faria, Paula Maria
author_facet Ferreira de Faria, Paula Maria
de Camargo, Denise
author_role author
author2 de Camargo, Denise
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv agência CAPES (bolsa de Mestrado-Doutorado)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Faria, Paula Maria
de Camargo, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial
Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.
Educação especial
topic Educação; Tópicos específicos de educação; educação especial
Emoções; Professores; Inclusão escolar; Teoria Histórico-Cultural; Vigotski.
Educação especial
description O artigo apresenta uma pesquisa cujo principal objetivo foi compreender asemoções do professor em relação ao processo de educação inclusiva e aoaluno em inclusão a partir dos referenciais da Teoria Histórico-Cultural deVigotski. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com três professorasdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferiado Município de Curitiba. A análise dos dados foi norteada pelos princípiosda Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e envolveu o uso de entrevistasestruturadas, semiestruturadas e a produção de registros fotográficos. Osdados foram categorizados segundo as vivências das participantes comoalunas, como docentes e em relação à inclusão de alunos com necessidadeseducacionais especiais na classe regular. Os resultados apontam, apesar dapresença de emoções agradáveis, como alegria e satisfação, o predomínio deemoções desagradáveis relacionadas à docência inclusiva, como insegurança,frustração e pena. O estudo indica a maior valorização dos aspectoscognitivos, minimizando a importância da emoção no processo de inclusãoescolar. A pesquisa revela que as emoções têm sido desvalorizadas inclusivepelas próprias docentes que, ao desconhecê-las, privam-se da possibilidadede utilizá-las como promotoras de crescimento pessoal e transformação dotrabalho docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64536/43844
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899710914560