A avaliação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Araci Asinelli da
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011
Resumo: A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verifi­cação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversi­ficadas e confrontadas.
id UFPR-4_6ea9868361eb0de555248467eb2019e8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36011
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A avaliação no ensino superiorEducaçãoEducaçãoEducaçãoA avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verifi­cação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversi­ficadas e confrontadas.UFPRLuz, Araci Asinelli da1997-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-66Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-66Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011/22201https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011/30572info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/36011Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no ensino superior
title A avaliação no ensino superior
spellingShingle A avaliação no ensino superior
Luz, Araci Asinelli da
Educação
Educação
Educação
title_short A avaliação no ensino superior
title_full A avaliação no ensino superior
title_fullStr A avaliação no ensino superior
title_full_unstemmed A avaliação no ensino superior
title_sort A avaliação no ensino superior
author Luz, Araci Asinelli da
author_facet Luz, Araci Asinelli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verifi­cação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversi­ficadas e confrontadas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011/22201
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36011/30572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-66
Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-66
Educar em Revista; v. 13, n. 13 (1997); p. 55-66
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893506490368