Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951 |
Resumo: | O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento. |
id |
UFPR-4_6fd0e69fdc23e5e29953792266abd941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/69951 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUAEducação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais.Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso.Financiamento da Educação.O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Peleje Viana, MarianaStraubhaar, Rolf2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41492https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41493Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/69951Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
title |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
spellingShingle |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA Peleje Viana, Mariana Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais. Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso. Financiamento da Educação. |
title_short |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
title_full |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
title_fullStr |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
title_full_unstemmed |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
title_sort |
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA |
author |
Peleje Viana, Mariana |
author_facet |
Peleje Viana, Mariana Straubhaar, Rolf |
author_role |
author |
author2 |
Straubhaar, Rolf |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peleje Viana, Mariana Straubhaar, Rolf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais. Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso. Financiamento da Educação. |
topic |
Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais. Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso. Financiamento da Educação. |
description |
O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41492 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899229618176 |