Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peleje Viana, Mariana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Straubhaar, Rolf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951
Resumo: O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento.
id UFPR-4_6fd0e69fdc23e5e29953792266abd941
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/69951
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUAEducação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais.Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso.Financiamento da Educação.O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Peleje Viana, MarianaStraubhaar, Rolf2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41492https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41493Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/69951Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
title Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
spellingShingle Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
Peleje Viana, Mariana
Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais.
Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso.
Financiamento da Educação.
title_short Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
title_full Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
title_fullStr Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
title_full_unstemmed Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
title_sort Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
author Peleje Viana, Mariana
author_facet Peleje Viana, Mariana
Straubhaar, Rolf
author_role author
author2 Straubhaar, Rolf
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Peleje Viana, Mariana
Straubhaar, Rolf
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais.
Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso.
Financiamento da Educação.
topic Educação; Financiamento da educação; Políticas Educacionais.
Política educacional; Financiamento educacional; Mídia jornalística; Análise crítica de discurso.
Financiamento da Educação.
description O trabalho investiga como a mídia jornalística televisiva trata sobre o financiamento da educação básica, com o objetivo de traçar elementos teórico-metodológicos capazes de analisar como os meios de comunicação podem influenciar a opinião pública sobre a escola e, consequentemente, balizar os debates legislativos e a implementação de políticas educacionais. Com abordagem baseada na metodologia da análise crítica do discurso, a pesquisa original realiza estudo quantitativo e qualitativo em cinco cidades do estado do Texas (Estados Unidos da América), utilizando como fonte as notícias de seus principais telejornais e jornais impressos locais, criando um banco de dados em série histórica, capaz de revelar os tópicos de maior cobertura jornalística no tocante ao financiamento da educação. No presente artigo, são apresentados os materiais e métodos utilizados pela pesquisa, enfocando os resultados quantitativos quanto à mídia televisiva. O trabalho visa contribuir com o debate sobre as matrizes ideológicas que permeiam a representação simbólica construída socialmente, por meio da mídia jornalística, acerca da educação pública e seu financiamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41492
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69951/41493
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899229618176