História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026 |
Resumo: | Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O historiador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos intelectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social. |
id |
UFPR-4_72ab17692198820c3bede249b0c6d251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36026 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicosEducaçãoEducaçãoEducaçãoQuem deveria tratar da relação entre História e Educação? O historiador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos intelectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.UFPRSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos1996-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-1161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/22215https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/30562info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/36026Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
title |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
spellingShingle |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Educação Educação Educação |
title_short |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
title_full |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
title_fullStr |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
title_full_unstemmed |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
title_sort |
História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos |
author |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author_facet |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Educação |
topic |
Educação Educação Educação |
description |
Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O historiador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos intelectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/22215 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/30562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116 Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116 Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894180724736 |