História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026
Resumo: Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O histo­riador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos in­telectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.
id UFPR-4_72ab17692198820c3bede249b0c6d251
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36026
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicosEducaçãoEducaçãoEducaçãoQuem deveria tratar da relação entre História e Educação? O histo­riador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos in­telectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.UFPRSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos1996-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-1161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/22215https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/30562info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:00:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/36026Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:00:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
title História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
spellingShingle História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Educação
Educação
Educação
title_short História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
title_full História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
title_fullStr História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
title_full_unstemmed História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
title_sort História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos
author Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
author_facet Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O histo­riador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos in­telectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/22215
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026/30562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116
Educar em Revista; v. 12, n. 12 (1996); p. 107-116
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894180724736