Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793 |
Resumo: | Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional. |
id |
UFPR-4_770ae26099cd4db648ba8febab88e799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49793 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesasEducação; Educação Pré-Escolarvulnerabilidade ao stresse; coping; burnout; educadoras de infânciaSociologia da Educação; Factores Humanos no trabalhoEsta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional.UFPRcolaboração da Mestre Cristina Santos pela distribuição do questionário, via e-mail.Capelo, Regina2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-169Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-169Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-1691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793/32182https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793/32739Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/49793Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:51Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
title |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
spellingShingle |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas Capelo, Regina Educação; Educação Pré-Escolar vulnerabilidade ao stresse; coping; burnout; educadoras de infância Sociologia da Educação; Factores Humanos no trabalho |
title_short |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
title_full |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
title_fullStr |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
title_sort |
Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas |
author |
Capelo, Regina |
author_facet |
Capelo, Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
colaboração da Mestre Cristina Santos pela distribuição do questionário, via e-mail. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capelo, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Pré-Escolar vulnerabilidade ao stresse; coping; burnout; educadoras de infância Sociologia da Educação; Factores Humanos no trabalho |
topic |
Educação; Educação Pré-Escolar vulnerabilidade ao stresse; coping; burnout; educadoras de infância Sociologia da Educação; Factores Humanos no trabalho |
description |
Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793/32182 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793/32739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-169 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-169 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 155-169 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895993712640 |