Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475 |
Resumo: | A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivo |
id |
UFPR-4_7b39935166bce5024cbd567a828a6fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/68475 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?Filosofia da Educação; Fundamentos da Educaçãomal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica.fundamentos da educaçãoA partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivoUFPRCNPqTrevisan, Amarildo Luizde Azevedo, Mauricio Cristianoda Rosa, Geraldo Antonio2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43642https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43643Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/68475Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
title |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
spellingShingle |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? Trevisan, Amarildo Luiz Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica. fundamentos da educação |
title_short |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
title_full |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
title_fullStr |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
title_full_unstemmed |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
title_sort |
Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação? |
author |
Trevisan, Amarildo Luiz |
author_facet |
Trevisan, Amarildo Luiz de Azevedo, Mauricio Cristiano da Rosa, Geraldo Antonio |
author_role |
author |
author2 |
de Azevedo, Mauricio Cristiano da Rosa, Geraldo Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Amarildo Luiz de Azevedo, Mauricio Cristiano da Rosa, Geraldo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica. fundamentos da educação |
topic |
Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica. fundamentos da educação |
description |
A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43642 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899689943040 |