Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Amarildo Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Azevedo, Mauricio Cristiano, da Rosa, Geraldo Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475
Resumo: A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivo
id UFPR-4_7b39935166bce5024cbd567a828a6fb1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/68475
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?Filosofia da Educação; Fundamentos da Educaçãomal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica.fundamentos da educaçãoA partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivoUFPRCNPqTrevisan, Amarildo Luizde Azevedo, Mauricio Cristianoda Rosa, Geraldo Antonio2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43642https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43643Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/68475Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
title Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
spellingShingle Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
Trevisan, Amarildo Luiz
Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação
mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica.
fundamentos da educação
title_short Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
title_full Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
title_fullStr Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
title_full_unstemmed Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
title_sort Mal de arquivo – Um desafio para a filosofia da educação?
author Trevisan, Amarildo Luiz
author_facet Trevisan, Amarildo Luiz
de Azevedo, Mauricio Cristiano
da Rosa, Geraldo Antonio
author_role author
author2 de Azevedo, Mauricio Cristiano
da Rosa, Geraldo Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Amarildo Luiz
de Azevedo, Mauricio Cristiano
da Rosa, Geraldo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação
mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica.
fundamentos da educação
topic Filosofia da Educação; Fundamentos da Educação
mal de arquivo; filosofia da educação; hermenêutica.
fundamentos da educação
description A partir da reflexão extraída do livro “Mal de arquivo: uma impressãofreudiana”, de Jaques Derrida, o artigo pretende investigar as consequênciasda metáfora de “mal de arquivo” para o campo da filosofia da educação. Porintermédio da crença de que a tradição do reprimido se inscreve na ideia dearquivo, procura potencializar o termo para interpretar alguns problemasexistentes no campo da relação entre filosofia e educação. Especialmente,dirige o olhar para a forma como surge o discurso da filosofia, bem como adinâmica cultural que persiste em seguir certas orientações, sua autoridadee a sua genealogia bastante presente no âmbito acadêmico contemporâneo.A desconstrução da metafísica se soma ao trabalho da psicanálise, fazendoo proibido aflorar à consciência, e, portanto, ao nível literal da escritura.E assim, o acontecimento da compreensão pode auxiliar a desmobilizar acompulsão à repetição que se instaurou no arquivo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43642
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68475/43643
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899689943040