Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376 |
Resumo: | A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula. |
id |
UFPR-4_7c1d285ec4656fbf919ad1dfe6f03428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/21376 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucalEnsino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal.Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde BucalEnsino-AprendizagemA figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.UFPRCapesArcieri, Renato MoreiraRovida, Tânia Adas SalibaLima, Daniela PereiraGarbin, Artênio José IsperGarbin, Cléa Adas Saliba2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-3141984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/20042https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/30788https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8914https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8915https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8916https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8917https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8918https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8919https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8920https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8921https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8922info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/21376Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
title |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
spellingShingle |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal Arcieri, Renato Moreira Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal. Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
title_full |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
title_fullStr |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
title_full_unstemmed |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
title_sort |
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal |
author |
Arcieri, Renato Moreira |
author_facet |
Arcieri, Renato Moreira Rovida, Tânia Adas Saliba Lima, Daniela Pereira Garbin, Artênio José Isper Garbin, Cléa Adas Saliba |
author_role |
author |
author2 |
Rovida, Tânia Adas Saliba Lima, Daniela Pereira Garbin, Artênio José Isper Garbin, Cléa Adas Saliba |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcieri, Renato Moreira Rovida, Tânia Adas Saliba Lima, Daniela Pereira Garbin, Artênio José Isper Garbin, Cléa Adas Saliba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal. Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal Ensino-Aprendizagem |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal. Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal Ensino-Aprendizagem |
description |
A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/20042 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/30788 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8914 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8915 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8916 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8917 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8918 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8919 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8920 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8921 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897565528064 |