Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcieri, Renato Moreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rovida, Tânia Adas Saliba, Lima, Daniela Pereira, Garbin, Artênio José Isper, Garbin, Cléa Adas Saliba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376
Resumo: A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.
id UFPR-4_7c1d285ec4656fbf919ad1dfe6f03428
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/21376
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucalEnsino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal.Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde BucalEnsino-AprendizagemA figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.UFPRCapesArcieri, Renato MoreiraRovida, Tânia Adas SalibaLima, Daniela PereiraGarbin, Artênio José IsperGarbin, Cléa Adas Saliba2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-3141984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/20042https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/30788https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8914https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8915https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8916https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8917https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8918https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8919https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8920https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8921https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8922info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:44:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/21376Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:44:40Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
title Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
spellingShingle Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
Arcieri, Renato Moreira
Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal.
Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal
Ensino-Aprendizagem
title_short Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
title_full Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
title_fullStr Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
title_full_unstemmed Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
title_sort Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
author Arcieri, Renato Moreira
author_facet Arcieri, Renato Moreira
Rovida, Tânia Adas Saliba
Lima, Daniela Pereira
Garbin, Artênio José Isper
Garbin, Cléa Adas Saliba
author_role author
author2 Rovida, Tânia Adas Saliba
Lima, Daniela Pereira
Garbin, Artênio José Isper
Garbin, Cléa Adas Saliba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcieri, Renato Moreira
Rovida, Tânia Adas Saliba
Lima, Daniela Pereira
Garbin, Artênio José Isper
Garbin, Cléa Adas Saliba
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal.
Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal
Ensino-Aprendizagem
topic Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal.
Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal
Ensino-Aprendizagem
description A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/20042
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/30788
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8914
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8915
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8916
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8917
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8918
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8919
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8920
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8921
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897565528064