Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fischer, Maria Clara Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199
Resumo: O direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especialas trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares daEJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudocom o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissosfamiliares e outros. A escola também é desafiada a dialogar comsaberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiênciasde vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentesformas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências detrabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situaçãode rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Comesse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observaçãoparticipante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho egênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender osprocessos educativos que acontecem na experiência de trabalho éuma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bemcomo de garantia do direito à educação.
id UFPR-4_7de8f598967091aa1f4be19cde356b21
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62199
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto AlegreEducação; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular.Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular; Saberes.Educação de AdultosO direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especialas trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares daEJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudocom o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissosfamiliares e outros. A escola também é desafiada a dialogar comsaberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiênciasde vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentesformas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências detrabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situaçãode rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Comesse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observaçãoparticipante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho egênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender osprocessos educativos que acontecem na experiência de trabalho éuma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bemcomo de garantia do direito à educação.UFPRCAPES (001 - bolsa PNPD/CAPES).Godinho, Ana Cláudia FerreiraFischer, Maria Clara Bueno2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-354Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-354Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-3541984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199/39113Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/62199Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
title Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
spellingShingle Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Educação; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular.
Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular; Saberes.
Educação de Adultos
title_short Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
title_full Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
title_fullStr Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
title_full_unstemmed Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
title_sort Escola, trabalho e gênero: uma experiência da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Porto Alegre
author Godinho, Ana Cláudia Ferreira
author_facet Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Clara Bueno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES (001 - bolsa PNPD/CAPES).
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular.
Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular; Saberes.
Educação de Adultos
topic Educação; Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular.
Educação de Jovens e Adultos; Trabalho e Gênero; Educação Popular; Saberes.
Educação de Adultos
description O direito à educação é uma pauta antiga para as mulheres, em especialas trabalhadoras. Resgatar esse direito nos bancos escolares daEJA é um desafio para as estudantes que precisam conciliar o estudocom o trabalho remunerado, o trabalho doméstico, os compromissosfamiliares e outros. A escola também é desafiada a dialogar comsaberes produzidos por essas mulheres fora da escola, em suas experiênciasde vida nas quais o trabalho se faz presente de diferentesformas. Nessa direção, o presente artigo analisa experiências detrabalho artesanal vivenciadas por estudantes mulheres em situaçãode rua em uma escola pública de EJA em Porto Alegre/RS. Comesse enfoque, realizou-se um estudo qualitativo com observaçãoparticipante. O referencial teórico articula estudos sobre trabalho egênero e sobre a educação popular. Conclui-se que compreender osprocessos educativos que acontecem na experiência de trabalho éuma possibilidade de aprimoramento da aprendizagem escolar, bemcomo de garantia do direito à educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62199/39113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-354
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-354
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 335-354
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892254490624