Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Mônica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vilela, Mariana Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646
Resumo: Este artigo reúne bases empíricas de dois projetos de pesquisa mais amplos que focalizam as relações entre formação e profissão docente em cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos investigar os saberes mobilizados e⁄ou produzidos por professores especialistas e polivalentes para o desenvolvimento de práticas autônomas e sua relação com a formação inicial. Mobilizamos referenciais teóricos dos Saberes Docentes para a análise da autonomia docente sob um enfoque relacional em depoimentos de professores da educação básica. As informações sobre experiências formativas na graduação e na fase inicial da carreira do magistério foram adquiridas por meio de entrevistas e discussão coletiva e as análises buscaram problematizar relações entre formação, profissão e condicionantes que favorecem o desenvolvimento de práticas autônomas. Os resultados evidenciam fragilidades relativas à formação no que tange às práticas docentes, com destaque para: domínio de conteúdos e metodologias de ensino. Os depoimentos apontam, também, que determinados temas foram mal compreendidos ou despertaram pouco interesse na ocasião da graduação, mas passaram a fazer sentido ou a gerar inquietações após os embates com as exigências da escola. As interpretações dos depoimentos apontam para a necessidade de valorização da dimensão profissional da docência durante a formação inicial, como condição para o desenvolvimento de práticas autônomas.
id UFPR-4_7e11b6dd3d4feea2ed0f5331b04ac544
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46646
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomasEducaçãoFormação docente; formação inicial; profissão docente; autonomia.EducaçãoEste artigo reúne bases empíricas de dois projetos de pesquisa mais amplos que focalizam as relações entre formação e profissão docente em cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos investigar os saberes mobilizados e⁄ou produzidos por professores especialistas e polivalentes para o desenvolvimento de práticas autônomas e sua relação com a formação inicial. Mobilizamos referenciais teóricos dos Saberes Docentes para a análise da autonomia docente sob um enfoque relacional em depoimentos de professores da educação básica. As informações sobre experiências formativas na graduação e na fase inicial da carreira do magistério foram adquiridas por meio de entrevistas e discussão coletiva e as análises buscaram problematizar relações entre formação, profissão e condicionantes que favorecem o desenvolvimento de práticas autônomas. Os resultados evidenciam fragilidades relativas à formação no que tange às práticas docentes, com destaque para: domínio de conteúdos e metodologias de ensino. Os depoimentos apontam, também, que determinados temas foram mal compreendidos ou despertaram pouco interesse na ocasião da graduação, mas passaram a fazer sentido ou a gerar inquietações após os embates com as exigências da escola. As interpretações dos depoimentos apontam para a necessidade de valorização da dimensão profissional da docência durante a formação inicial, como condição para o desenvolvimento de práticas autônomas.UFPRVasconcellos, MônicaVilela, Mariana Lima2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-172Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-172Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-1721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646/31742https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646/32718Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:39:41Zoai:revistas.ufpr.br:article/46646Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:39:41Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
title Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
spellingShingle Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
Vasconcellos, Mônica
Educação
Formação docente; formação inicial; profissão docente; autonomia.
Educação
title_short Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
title_full Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
title_fullStr Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
title_full_unstemmed Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
title_sort Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas
author Vasconcellos, Mônica
author_facet Vasconcellos, Mônica
Vilela, Mariana Lima
author_role author
author2 Vilela, Mariana Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Mônica
Vilela, Mariana Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente; formação inicial; profissão docente; autonomia.
Educação
topic Educação
Formação docente; formação inicial; profissão docente; autonomia.
Educação
description Este artigo reúne bases empíricas de dois projetos de pesquisa mais amplos que focalizam as relações entre formação e profissão docente em cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos investigar os saberes mobilizados e⁄ou produzidos por professores especialistas e polivalentes para o desenvolvimento de práticas autônomas e sua relação com a formação inicial. Mobilizamos referenciais teóricos dos Saberes Docentes para a análise da autonomia docente sob um enfoque relacional em depoimentos de professores da educação básica. As informações sobre experiências formativas na graduação e na fase inicial da carreira do magistério foram adquiridas por meio de entrevistas e discussão coletiva e as análises buscaram problematizar relações entre formação, profissão e condicionantes que favorecem o desenvolvimento de práticas autônomas. Os resultados evidenciam fragilidades relativas à formação no que tange às práticas docentes, com destaque para: domínio de conteúdos e metodologias de ensino. Os depoimentos apontam, também, que determinados temas foram mal compreendidos ou despertaram pouco interesse na ocasião da graduação, mas passaram a fazer sentido ou a gerar inquietações após os embates com as exigências da escola. As interpretações dos depoimentos apontam para a necessidade de valorização da dimensão profissional da docência durante a formação inicial, como condição para o desenvolvimento de práticas autônomas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646/31742
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646/32718
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-172
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-172
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 157-172
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895969595392