A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintassilgo, Joaquim
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18250
Resumo: O presente artigo tem por finalidade a apresentação do modelo de formação inicial de professores vigente em Portugal na sequência do enquadramento proporcionado pelo chamado processo de Bolonha. Procuraremos aqui traçar as principais características deste modelo, aproveitando para refletir sobre alguns aspetos da sua concretização, tomando como exemplo o caso da Universidade de Lisboa. Refletiremos, ao longo do texto, sobre as soluções encontradas por este modelo para alguns dos grandes dilemas associados historicamente à formação de professores.
id RCAP_98902a3cf7d0312339ca9693817c21a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modeloFormação inicial de professoresModelo de formaçãoProfissão docenteO presente artigo tem por finalidade a apresentação do modelo de formação inicial de professores vigente em Portugal na sequência do enquadramento proporcionado pelo chamado processo de Bolonha. Procuraremos aqui traçar as principais características deste modelo, aproveitando para refletir sobre alguns aspetos da sua concretização, tomando como exemplo o caso da Universidade de Lisboa. Refletiremos, ao longo do texto, sobre as soluções encontradas por este modelo para alguns dos grandes dilemas associados historicamente à formação de professores.Faculdade de Educação – UFRJRepositório da Universidade de LisboaPintassilgo, JoaquimOliveira, Hélia2015-06-11T09:13:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18250porPintassilgo, J. & Oliveira, H. (2013). A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo. Revista Contemporânea de Educação, Vol. 8 (n. 15), janeiro / julho, 24 – 40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:51.473540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
title A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
spellingShingle A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
Pintassilgo, Joaquim
Formação inicial de professores
Modelo de formação
Profissão docente
title_short A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
title_full A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
title_fullStr A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
title_full_unstemmed A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
title_sort A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo
author Pintassilgo, Joaquim
author_facet Pintassilgo, Joaquim
Oliveira, Hélia
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim
Oliveira, Hélia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Modelo de formação
Profissão docente
topic Formação inicial de professores
Modelo de formação
Profissão docente
description O presente artigo tem por finalidade a apresentação do modelo de formação inicial de professores vigente em Portugal na sequência do enquadramento proporcionado pelo chamado processo de Bolonha. Procuraremos aqui traçar as principais características deste modelo, aproveitando para refletir sobre alguns aspetos da sua concretização, tomando como exemplo o caso da Universidade de Lisboa. Refletiremos, ao longo do texto, sobre as soluções encontradas por este modelo para alguns dos grandes dilemas associados historicamente à formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-06-11T09:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18250
url http://hdl.handle.net/10451/18250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pintassilgo, J. & Oliveira, H. (2013). A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo. Revista Contemporânea de Educação, Vol. 8 (n. 15), janeiro / julho, 24 – 40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação – UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação – UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134277429886976