Uma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cintya Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62743
Resumo: O propósito desse estudo é perspectivar uma abordagem filosófica de inspiração vitalista para discutir a escola e os seus problemas, tomando com alvo exatamente os modos como se configuram as condições daquilo que qualificamos como problema ou como sendo da ordem do problemático. Para tal, o trabalho orienta-se a partir de uma filosofia da imanência centrada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari bem como em algumas inspirações em Friedrich Nietzsche articuladas a partir de Deleuze. O percurso investigativo mobiliza três eixos de discussão: a) situar uma abordagem crítica sobre as condições de instauração de um problema, do ponto de vista do plano do pensamento, tomado numa perspectiva de imanência; b) destacar, no interior dessa prerrogativa de imanência, a necessidade de afirmar a coexistência entre as forças de determinação e de indeterminação quando se aborda a escola como um plano de existência, evocando a discussão deleuzo-guattariana sobre agenciamento; c) argumentar em favor de um  vitalismo filosófico no campo educacional, apresentando algumas linhas de forças desse modo afirmativo de pensamento, as quais suscitam pensar outro modo de crítica e ao mesmo tempo exigem afirmar uma disposição estética e ético-política frente às condições de emergência daquilo que produzimos como sendo da ordem do problemático.PALAVRAS-CHAVE: agenciamento, escola, Gilles Deleuze, problema, vitalismo
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