Complexos temáticos na formação de professores do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Bernadete de Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, José Luis de Paula Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967
Resumo: Neste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UniversidadeFederal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.
id UFPR-4_80d244edfc1d64c52c8ec8efd3c1691b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45967
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Complexos temáticos na formação de professores do campoCurrículoeducação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos7.08.05.02-4 Currículos Específicos para Níveis e Tipos de EducaçãoNeste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UniversidadeFederal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.UFPRCunha, Maria Bernadete de MeloSilva, José Luis de Paula Barros2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-188Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-188Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-1881984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967/29232https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967/30248Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/45967Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexos temáticos na formação de professores do campo
title Complexos temáticos na formação de professores do campo
spellingShingle Complexos temáticos na formação de professores do campo
Cunha, Maria Bernadete de Melo
Currículo
educação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos
7.08.05.02-4 Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
title_short Complexos temáticos na formação de professores do campo
title_full Complexos temáticos na formação de professores do campo
title_fullStr Complexos temáticos na formação de professores do campo
title_full_unstemmed Complexos temáticos na formação de professores do campo
title_sort Complexos temáticos na formação de professores do campo
author Cunha, Maria Bernadete de Melo
author_facet Cunha, Maria Bernadete de Melo
Silva, José Luis de Paula Barros
author_role author
author2 Silva, José Luis de Paula Barros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Bernadete de Melo
Silva, José Luis de Paula Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
educação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos
7.08.05.02-4 Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
topic Currículo
educação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos
7.08.05.02-4 Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
description Neste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UniversidadeFederal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967/29232
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967/30248
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-188
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-188
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 171-188
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900954525696