Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla-Bona, Elisa Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Junqueira de Souza, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816
Resumo: No Brasil as publicações relativas às questões da relação entre literatura infantil e ensino foram raras antes dos anos de 1980. Merece destaque o pioneirismo de Cecília Meireles ao publicar, em 1951, Problemas da Literatura Infantil. Numa época de educação hegemonicamente tradicional na qual era marcante a ausência da literatura infantil na sala de aula ou quando estava presente era com o intuito da transmissão dos valores morais, a autora chama a atenção dos pais e professores dos pequenos leitores para a abundância de livros no mercado, mas muitos deles sem atributos literários. 
id UFPR-4_85a5b5a880e49248cd6a157ccf0f18ea
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62816
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuaisNo Brasil as publicações relativas às questões da relação entre literatura infantil e ensino foram raras antes dos anos de 1980. Merece destaque o pioneirismo de Cecília Meireles ao publicar, em 1951, Problemas da Literatura Infantil. Numa época de educação hegemonicamente tradicional na qual era marcante a ausência da literatura infantil na sala de aula ou quando estava presente era com o intuito da transmissão dos valores morais, a autora chama a atenção dos pais e professores dos pequenos leitores para a abundância de livros no mercado, mas muitos deles sem atributos literários. UFPRDalla-Bona, Elisa MariaJunqueira de Souza, Renata2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-17Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-17Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816/37182Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T17:32:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/62816Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-01-09T17:32:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
title Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
spellingShingle Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
Dalla-Bona, Elisa Maria
title_short Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
title_full Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
title_fullStr Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
title_full_unstemmed Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
title_sort Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais
author Dalla-Bona, Elisa Maria
author_facet Dalla-Bona, Elisa Maria
Junqueira de Souza, Renata
author_role author
author2 Junqueira de Souza, Renata
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria
Junqueira de Souza, Renata
dc.subject.none.fl_str_mv


description No Brasil as publicações relativas às questões da relação entre literatura infantil e ensino foram raras antes dos anos de 1980. Merece destaque o pioneirismo de Cecília Meireles ao publicar, em 1951, Problemas da Literatura Infantil. Numa época de educação hegemonicamente tradicional na qual era marcante a ausência da literatura infantil na sala de aula ou quando estava presente era com o intuito da transmissão dos valores morais, a autora chama a atenção dos pais e professores dos pequenos leitores para a abundância de livros no mercado, mas muitos deles sem atributos literários. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816/37182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-17
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-17
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 7-17
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892201013248