As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuenzer, Acacia Zeneida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141
Resumo: Este artigo apresenta uma síntese dos resultados que vêm sendo obtidos com a pesquisa Reestruturação produtiva e novas formas de trabalho: o novo projeto pedagógico para a educação científico-tecnológica financiada pelo Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação/CNPq/Fundação Araucária, que tem por objetivo delinear as novas dimensões que passam a integrar a categoria competência a partir da introdução da base microeletrônica nos processos produtivos e sociais, com vistas à identificação dos princípios pedagógicos que devem orientar os projetos educativos que objetivam a inclusão dos que vivem do trabalho.1 Para tanto, será discutida a categoria competência tal como historicamente vem sendo construída nos modos taylorista/fordista e toyotista de organizar e gerir a produção, buscando compreender os seus limites e possibilidades para uma possível inclusão dos que vivem do trabalho, com particular destaque para a relação entre teoria e prática e entre conhecimento tácito e conhecimento científico. Finalmente, será apontada a função mediadora da educação no estabelecimento de articulações entre trabalho e conhecimento. Relations between tacit knowledge and scientific knowledge from a microelectronic base: first approaches Abstract This article presents the synthesis of the results which have been obtained by the research on the Productive restructuring and new work ways: the new pedagogical project for the scientific-technological education. Such work has been financed by the South Plan of Research and Pos-graduation/CNPq/ Fundação Araucária, and it aims to outline the new dimensions that start making part of the competence category through the introduction of the microelectronic basis into the productive and social processes, focusing on the identification of the pedagogical principles that must guide the educative projects aiming the inclusion of the ones who live from the work.2 Thus, the competence category will be discussed in the same way it has historically been built through the taylorist/fordist and toyotist ways of organizing and administrating the production, searching for the understanding of its limits and possibilities for a possible inclusion of the ones who live from the work, and outstanding the relationship between theory and practice and between tacit and scientific knowledge. Finally, the mediation function of the education in the setting up of articulations between work and knowledge will be pointed out.
id UFPR-4_87c3667e524b369ad119bd6614966209
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2141
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximaçõesconhecimento tácito; novas tecnologias e educação; relação teoria e prática; tacit knowledge; new technologies and education; theory and practice relationship. Este artigo apresenta uma síntese dos resultados que vêm sendo obtidos com a pesquisa Reestruturação produtiva e novas formas de trabalho: o novo projeto pedagógico para a educação científico-tecnológica financiada pelo Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação/CNPq/Fundação Araucária, que tem por objetivo delinear as novas dimensões que passam a integrar a categoria competência a partir da introdução da base microeletrônica nos processos produtivos e sociais, com vistas à identificação dos princípios pedagógicos que devem orientar os projetos educativos que objetivam a inclusão dos que vivem do trabalho.1 Para tanto, será discutida a categoria competência tal como historicamente vem sendo construída nos modos taylorista/fordista e toyotista de organizar e gerir a produção, buscando compreender os seus limites e possibilidades para uma possível inclusão dos que vivem do trabalho, com particular destaque para a relação entre teoria e prática e entre conhecimento tácito e conhecimento científico. Finalmente, será apontada a função mediadora da educação no estabelecimento de articulações entre trabalho e conhecimento. Relations between tacit knowledge and scientific knowledge from a microelectronic base: first approaches Abstract This article presents the synthesis of the results which have been obtained by the research on the Productive restructuring and new work ways: the new pedagogical project for the scientific-technological education. Such work has been financed by the South Plan of Research and Pos-graduation/CNPq/ Fundação Araucária, and it aims to outline the new dimensions that start making part of the competence category through the introduction of the microelectronic basis into the productive and social processes, focusing on the identification of the pedagogical principles that must guide the educative projects aiming the inclusion of the ones who live from the work.2 Thus, the competence category will be discussed in the same way it has historically been built through the taylorist/fordist and toyotist ways of organizing and administrating the production, searching for the understanding of its limits and possibilities for a possible inclusion of the ones who live from the work, and outstanding the relationship between theory and practice and between tacit and scientific knowledge. Finally, the mediation function of the education in the setting up of articulations between work and knowledge will be pointed out. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-69Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-69Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-691984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141/1793https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141/31267Kuenzer, Acacia Zeneidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:21:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/2141Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:21:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
title As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
spellingShingle As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
Kuenzer, Acacia Zeneida
conhecimento tácito; novas tecnologias e educação; relação teoria e prática; tacit knowledge; new technologies and education; theory and practice relationship.
title_short As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
title_full As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
title_fullStr As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
title_full_unstemmed As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
title_sort As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações
author Kuenzer, Acacia Zeneida
author_facet Kuenzer, Acacia Zeneida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuenzer, Acacia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento tácito; novas tecnologias e educação; relação teoria e prática; tacit knowledge; new technologies and education; theory and practice relationship.
topic conhecimento tácito; novas tecnologias e educação; relação teoria e prática; tacit knowledge; new technologies and education; theory and practice relationship.
description Este artigo apresenta uma síntese dos resultados que vêm sendo obtidos com a pesquisa Reestruturação produtiva e novas formas de trabalho: o novo projeto pedagógico para a educação científico-tecnológica financiada pelo Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação/CNPq/Fundação Araucária, que tem por objetivo delinear as novas dimensões que passam a integrar a categoria competência a partir da introdução da base microeletrônica nos processos produtivos e sociais, com vistas à identificação dos princípios pedagógicos que devem orientar os projetos educativos que objetivam a inclusão dos que vivem do trabalho.1 Para tanto, será discutida a categoria competência tal como historicamente vem sendo construída nos modos taylorista/fordista e toyotista de organizar e gerir a produção, buscando compreender os seus limites e possibilidades para uma possível inclusão dos que vivem do trabalho, com particular destaque para a relação entre teoria e prática e entre conhecimento tácito e conhecimento científico. Finalmente, será apontada a função mediadora da educação no estabelecimento de articulações entre trabalho e conhecimento. Relations between tacit knowledge and scientific knowledge from a microelectronic base: first approaches Abstract This article presents the synthesis of the results which have been obtained by the research on the Productive restructuring and new work ways: the new pedagogical project for the scientific-technological education. Such work has been financed by the South Plan of Research and Pos-graduation/CNPq/ Fundação Araucária, and it aims to outline the new dimensions that start making part of the competence category through the introduction of the microelectronic basis into the productive and social processes, focusing on the identification of the pedagogical principles that must guide the educative projects aiming the inclusion of the ones who live from the work.2 Thus, the competence category will be discussed in the same way it has historically been built through the taylorist/fordist and toyotist ways of organizing and administrating the production, searching for the understanding of its limits and possibilities for a possible inclusion of the ones who live from the work, and outstanding the relationship between theory and practice and between tacit and scientific knowledge. Finally, the mediation function of the education in the setting up of articulations between work and knowledge will be pointed out.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141/1793
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2141/31267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-69
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-69
Educar em Revista; v. 19, n. especial (2003); p. 43-69
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893482373120