Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualli, Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes Viella, Maria dos Anjos, Vieira, Josimar de Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172
Resumo: São analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT.
id UFPR-4_8805d2fe4dbba6a77ea776d1add86801
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/73172
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do BrasilEducação; EnsinoEducação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino.EducaçãoSão analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT.UFPRPasqualli, RobertaLopes Viella, Maria dos AnjosVieira, Josimar de Aparecido2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e731721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172/50413https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/73172/55214Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/73172Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:03Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
title Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
spellingShingle Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Pasqualli, Roberta
Educação; Ensino
Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino.
Educação
title_short Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
title_full Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
title_fullStr Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
title_full_unstemmed Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
title_sort Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
author Pasqualli, Roberta
author_facet Pasqualli, Roberta
Lopes Viella, Maria dos Anjos
Vieira, Josimar de Aparecido
author_role author
author2 Lopes Viella, Maria dos Anjos
Vieira, Josimar de Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualli, Roberta
Lopes Viella, Maria dos Anjos
Vieira, Josimar de Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino
Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino.
Educação
topic Educação; Ensino
Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino.
Educação
description São analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172/50413
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/73172/55214
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900799336448