Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172 |
Resumo: | São analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT. |
id |
UFPR-4_8805d2fe4dbba6a77ea776d1add86801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/73172 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do BrasilEducação; EnsinoEducação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino.EducaçãoSão analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT.UFPRPasqualli, RobertaLopes Viella, Maria dos AnjosVieira, Josimar de Aparecido2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e731721984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172/50413https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/73172/55214Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/73172Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:03Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
title |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
spellingShingle |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil Pasqualli, Roberta Educação; Ensino Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino. Educação |
title_short |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
title_full |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
title_fullStr |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
title_full_unstemmed |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
title_sort |
Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil |
author |
Pasqualli, Roberta |
author_facet |
Pasqualli, Roberta Lopes Viella, Maria dos Anjos Vieira, Josimar de Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Viella, Maria dos Anjos Vieira, Josimar de Aparecido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualli, Roberta Lopes Viella, Maria dos Anjos Vieira, Josimar de Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino. Educação |
topic |
Educação; Ensino Educação profissional e tecnológica; Formação de professores; Ensino. Educação |
description |
São analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172/50413 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/73172/55214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e73172 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900799336448 |