A formação de professores para a educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0009
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4143 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no doutorado em educação. Tem como objetivo compreender as políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica (EPT) e a sua materialização nos currículos dos cursos de licenciaturas ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) de Minas Gerais. Para tanto, se considera a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e a transformação do CEFET’s e das escolas agrotécnicas, pertencentes a essa rede, em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, (IFET). Nesse sentido, uma de nossas problematizações se fez a partir de reflexões sobre a materialidade dos currículos, por concebê-los como instrumentos inerentes ao processo formal de educação e também, à medida que se propõe a desvelar as concepções e intenções de formação de professores especificamente para a EPT no Brasil. Contudo, embora se tenha delimitado como campo empírico, os IFETs de Minas Gerais, se fez necessária uma incursão no quadro geral das ofertas das licenciaturas no país, no sentido de conhecer quais as áreas científicas predominam nessas licenciaturas no contexto nacional. Todavia, podemos perceber que no País, ainda não se confirmaram políticas de formação de professores para a EPT e que pelas propostas evidenciadas nos currículos das licenciaturas investigadas, não se tem clareza da objetividade e da materialidade da formação de professores para a educação profissional. |
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