Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottino, Andrea Giglio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Emmerick, Thamires de Abreu, Soares, Adriana Benevides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319
Resumo: Este estudo propõe uma análise e comparação do processo de compreensão de textos em alunos alfabetizados na idade adulta e alunos alfabetizados na infância. Participaram desta pesquisa 49 alunos adultos alfabetizados, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos, frequentadores de instituições públicas ou privadas. Sendo que 29 universitários foram alfabetizados na infância (AC) e os outros 20 foram alunos alfabetizados na idade adulta (AA), sendo frequentadores do primeiro segmento do ensino fundamental, de classes de educação de jovens e adultos. Foram realizadas três etapas: no pré-teste, ambos os grupos, após a leitura de um texto, responderam um questionário e somente aqueles que obtiveram menos de 50% de acertos participaram da intervenção e do pós-teste. Na etapa da intervenção, os leitores menos habilidosos elaboraram um roteiro para a melhoria da compreensão de textos com a orientação do pesquisador. No pós-teste, esses mesmos participantes responderam um novo questionário, após a leitura de um novo texto. As comparações entre os resultados do pré e pós-teste mostraram que os leitores menos habilidosos melhoraram seus desempenhos nos níveis de compreensão textual, principalmente na macroestrutura e na argumentação.
id UFPR-4_8889c862c4eebe191f46c2452c29f21b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/20319
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adultaEste estudo propõe uma análise e comparação do processo de compreensão de textos em alunos alfabetizados na idade adulta e alunos alfabetizados na infância. Participaram desta pesquisa 49 alunos adultos alfabetizados, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos, frequentadores de instituições públicas ou privadas. Sendo que 29 universitários foram alfabetizados na infância (AC) e os outros 20 foram alunos alfabetizados na idade adulta (AA), sendo frequentadores do primeiro segmento do ensino fundamental, de classes de educação de jovens e adultos. Foram realizadas três etapas: no pré-teste, ambos os grupos, após a leitura de um texto, responderam um questionário e somente aqueles que obtiveram menos de 50% de acertos participaram da intervenção e do pós-teste. Na etapa da intervenção, os leitores menos habilidosos elaboraram um roteiro para a melhoria da compreensão de textos com a orientação do pesquisador. No pós-teste, esses mesmos participantes responderam um novo questionário, após a leitura de um novo texto. As comparações entre os resultados do pré e pós-teste mostraram que os leitores menos habilidosos melhoraram seus desempenhos nos níveis de compreensão textual, principalmente na macroestrutura e na argumentação.UFPRBottino, Andrea GiglioEmmerick, Thamires de AbreuSoares, Adriana Benevides2010-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-156Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-156Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-1561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319/13713https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319/31000info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:58:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/20319Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:58:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
title Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
spellingShingle Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
Bottino, Andrea Giglio
title_short Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
title_full Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
title_fullStr Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
title_full_unstemmed Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
title_sort Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adulta
author Bottino, Andrea Giglio
author_facet Bottino, Andrea Giglio
Emmerick, Thamires de Abreu
Soares, Adriana Benevides
author_role author
author2 Emmerick, Thamires de Abreu
Soares, Adriana Benevides
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottino, Andrea Giglio
Emmerick, Thamires de Abreu
Soares, Adriana Benevides
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este estudo propõe uma análise e comparação do processo de compreensão de textos em alunos alfabetizados na idade adulta e alunos alfabetizados na infância. Participaram desta pesquisa 49 alunos adultos alfabetizados, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos, frequentadores de instituições públicas ou privadas. Sendo que 29 universitários foram alfabetizados na infância (AC) e os outros 20 foram alunos alfabetizados na idade adulta (AA), sendo frequentadores do primeiro segmento do ensino fundamental, de classes de educação de jovens e adultos. Foram realizadas três etapas: no pré-teste, ambos os grupos, após a leitura de um texto, responderam um questionário e somente aqueles que obtiveram menos de 50% de acertos participaram da intervenção e do pós-teste. Na etapa da intervenção, os leitores menos habilidosos elaboraram um roteiro para a melhoria da compreensão de textos com a orientação do pesquisador. No pós-teste, esses mesmos participantes responderam um novo questionário, após a leitura de um novo texto. As comparações entre os resultados do pré e pós-teste mostraram que os leitores menos habilidosos melhoraram seus desempenhos nos níveis de compreensão textual, principalmente na macroestrutura e na argumentação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319/13713
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20319/31000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-156
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-156
Educar em Revista; v. 26, n. 38 (2010); p. 145-156
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896595595264