A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottino,Andréa Giglio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Correa,Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200021
Resumo: Foi analisada a importância de diversas habilidades linguístico-cognitivas para a compreensão leitura de jovens e adultos tardiamente escolarizados: leitura de palavras, consciência fonológica, consciência morfológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho e vocabulário. A escolaridade aparece entre os melhores preditores para a compreensão leitora, incluindo as perguntas de macroestrutura, argumentação e inferência, mas não para os itens de detalhe. Além da escolaridade figuram entre os melhores preditores da compreensão leitora e das perguntas de macroestrutura a leitura de palavras e o vocabulário. O vocabulário é também um bom preditor para as perguntas de argumentação e juntamente com a memória de trabalho e a RAN para os itens de inferência. Finalmente, os melhores preditores para as perguntas de detalhe são memória de trabalho e RAN.
id UFRGS-5_a528963af9a6f026c715d1daf1d9bdaa
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000200021
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizadosCompreensãoleituralinguagemFoi analisada a importância de diversas habilidades linguístico-cognitivas para a compreensão leitura de jovens e adultos tardiamente escolarizados: leitura de palavras, consciência fonológica, consciência morfológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho e vocabulário. A escolaridade aparece entre os melhores preditores para a compreensão leitora, incluindo as perguntas de macroestrutura, argumentação e inferência, mas não para os itens de detalhe. Além da escolaridade figuram entre os melhores preditores da compreensão leitora e das perguntas de macroestrutura a leitura de palavras e o vocabulário. O vocabulário é também um bom preditor para as perguntas de argumentação e juntamente com a memória de trabalho e a RAN para os itens de inferência. Finalmente, os melhores preditores para as perguntas de detalhe são memória de trabalho e RAN.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200021Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000200021info:eu-repo/semantics/openAccessBottino,Andréa GiglioCorrea,Janepor2013-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000200021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-07-19T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
title A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
spellingShingle A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
Bottino,Andréa Giglio
Compreensão
leitura
linguagem
title_short A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
title_full A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
title_fullStr A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
title_full_unstemmed A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
title_sort A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados
author Bottino,Andréa Giglio
author_facet Bottino,Andréa Giglio
Correa,Jane
author_role author
author2 Correa,Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottino,Andréa Giglio
Correa,Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
leitura
linguagem
topic Compreensão
leitura
linguagem
description Foi analisada a importância de diversas habilidades linguístico-cognitivas para a compreensão leitura de jovens e adultos tardiamente escolarizados: leitura de palavras, consciência fonológica, consciência morfológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho e vocabulário. A escolaridade aparece entre os melhores preditores para a compreensão leitora, incluindo as perguntas de macroestrutura, argumentação e inferência, mas não para os itens de detalhe. Além da escolaridade figuram entre os melhores preditores da compreensão leitora e das perguntas de macroestrutura a leitura de palavras e o vocabulário. O vocabulário é também um bom preditor para as perguntas de argumentação e juntamente com a memória de trabalho e a RAN para os itens de inferência. Finalmente, os melhores preditores para as perguntas de detalhe são memória de trabalho e RAN.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865283514368