Did you understand, or would you like me to draw it?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381 |
Resumo: | Neste ensaio, busca-se discutir os aspectos figurativos e operativos envolvidosna construção dos conceitos científicos e, mais especificamente, opapel da imagem mental como suporte figurativo para o estabelecimentodas relações lógicas implicadas na construção desses conceitos. Além disso,busca-se contribuir para a discussão da formação dos conceitos científicos em alunos do ensino superior. |
id |
UFPR-4_8a4782b9f99351ea781c8756c5e5991c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/11381 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Did you understand, or would you like me to draw it?Entendeu, ou quer que eu desenhe?aspectos figurativos e operativos; imagem mental; conceito científico; teoria piagetiana; figurative and operative aspects; mental image; scientific concepts; PiagetNeste ensaio, busca-se discutir os aspectos figurativos e operativos envolvidosna construção dos conceitos científicos e, mais especificamente, opapel da imagem mental como suporte figurativo para o estabelecimentodas relações lógicas implicadas na construção desses conceitos. Além disso,busca-se contribuir para a discussão da formação dos conceitos científicos em alunos do ensino superior.The aim of this essay is to discuss the figurative and operative aspectsinvolved in the construction of scientific concepts and, more specifically, therole the mental image, as conceived by Jean Piaget, plays in it. Furthermore,it searches to contribute to the discussion concerning the construction ofscientific concepts formation in graduate students.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-144Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-144Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-1441984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381/7927https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381/31417Valente, Tamara da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11381Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Did you understand, or would you like me to draw it? Entendeu, ou quer que eu desenhe? |
title |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
spellingShingle |
Did you understand, or would you like me to draw it? Valente, Tamara da Silveira aspectos figurativos e operativos; imagem mental; conceito científico; teoria piagetiana; figurative and operative aspects; mental image; scientific concepts; Piaget |
title_short |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
title_full |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
title_fullStr |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
title_full_unstemmed |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
title_sort |
Did you understand, or would you like me to draw it? |
author |
Valente, Tamara da Silveira |
author_facet |
Valente, Tamara da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Tamara da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aspectos figurativos e operativos; imagem mental; conceito científico; teoria piagetiana; figurative and operative aspects; mental image; scientific concepts; Piaget |
topic |
aspectos figurativos e operativos; imagem mental; conceito científico; teoria piagetiana; figurative and operative aspects; mental image; scientific concepts; Piaget |
description |
Neste ensaio, busca-se discutir os aspectos figurativos e operativos envolvidosna construção dos conceitos científicos e, mais especificamente, opapel da imagem mental como suporte figurativo para o estabelecimentodas relações lógicas implicadas na construção desses conceitos. Além disso,busca-se contribuir para a discussão da formação dos conceitos científicos em alunos do ensino superior. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381/7927 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11381/31417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-144 Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-144 Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 131-144 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894841327616 |