Os sujeitos endividados e a educação financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867 |
Resumo: | O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira. |
id |
UFPR-4_8f29e19d2115ca8c8ab71ca21765456c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/53867 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sujeitos endividados e a educação financeiraEducaçãoEducação financeira; Biopolítica; NeoliberalismoEducaçãoO artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.UFPRSaraiva, Karla Schuck2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-1731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867/33977Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/53867Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
title |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
spellingShingle |
Os sujeitos endividados e a educação financeira Saraiva, Karla Schuck Educação Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo Educação |
title_short |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
title_full |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
title_fullStr |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
title_full_unstemmed |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
title_sort |
Os sujeitos endividados e a educação financeira |
author |
Saraiva, Karla Schuck |
author_facet |
Saraiva, Karla Schuck |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Karla Schuck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo Educação |
topic |
Educação Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo Educação |
description |
O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867/33977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173 Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891506855936 |