Os sujeitos endividados e a educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Karla Schuck
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867
Resumo: O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.
id UFPR-4_8f29e19d2115ca8c8ab71ca21765456c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/53867
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os sujeitos endividados e a educação financeiraEducaçãoEducação financeira; Biopolítica; NeoliberalismoEducaçãoO artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.UFPRSaraiva, Karla Schuck2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-1731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867/33977Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/53867Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sujeitos endividados e a educação financeira
title Os sujeitos endividados e a educação financeira
spellingShingle Os sujeitos endividados e a educação financeira
Saraiva, Karla Schuck
Educação
Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo
Educação
title_short Os sujeitos endividados e a educação financeira
title_full Os sujeitos endividados e a educação financeira
title_fullStr Os sujeitos endividados e a educação financeira
title_full_unstemmed Os sujeitos endividados e a educação financeira
title_sort Os sujeitos endividados e a educação financeira
author Saraiva, Karla Schuck
author_facet Saraiva, Karla Schuck
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Karla Schuck
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo
Educação
topic Educação
Educação financeira; Biopolítica; Neoliberalismo
Educação
description O artigo analisa as propostas de Educação Financeira de três países – EUA, França e Brasil – baseadas no uso de sites, visando compreender suas orientações e objetivos. As análises mostram que o site norte-americano é orientado para tornar os sujeitos individualmente responsáveis por suas escolhas e decisões financeiras, enquanto o site francês procura mostrar de modo mais amplo o funcionamento das finanças e da economia. O site brasileiro tem um modelo de Educação Financeira semelhante ao norte-americano. O trabalho é finalizado com sugestões para reorganizar a proposta brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53867/33977
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 157-173
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891506855936