O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Trinchão, Gláucia Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766
Resumo: Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenhoe Educação, levando em consideração o papel social do Desenho naformação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIIIao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública esua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserçãodesse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, comoconhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisavaemergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial queavançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenhotanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processoeducativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novocomportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findandopor transformar essa linguagem em um instrumento de formação social eprofissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentosdas Artes e das Ciências, para a construção de um homem novopara atender a indústria (arte e técnica) nacional.
id UFPR-4_8ff42bf7746a7ef18e120064093c2c55
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62766
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentistaEm uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenhoe Educação, levando em consideração o papel social do Desenho naformação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIIIao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública esua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserçãodesse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, comoconhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisavaemergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial queavançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenhotanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processoeducativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novocomportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findandopor transformar essa linguagem em um instrumento de formação social eprofissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentosdas Artes e das Ciências, para a construção de um homem novopara atender a indústria (arte e técnica) nacional.UFPRCosta Trinchão, Gláucia Maria2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-48Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-48Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766/37904Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/62766Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
title O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
spellingShingle O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
Costa Trinchão, Gláucia Maria
title_short O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
title_full O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
title_fullStr O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
title_full_unstemmed O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
title_sort O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
author Costa Trinchão, Gláucia Maria
author_facet Costa Trinchão, Gláucia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Trinchão, Gláucia Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


description Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenhoe Educação, levando em consideração o papel social do Desenho naformação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIIIao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública esua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserçãodesse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, comoconhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisavaemergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial queavançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenhotanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processoeducativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novocomportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findandopor transformar essa linguagem em um instrumento de formação social eprofissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentosdas Artes e das Ciências, para a construção de um homem novopara atender a indústria (arte e técnica) nacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766/37904
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-48
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-48
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 33-48
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898756710400