O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62766 |
Resumo: | Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenhoe Educação, levando em consideração o papel social do Desenho naformação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIIIao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública esua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserçãodesse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, comoconhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisavaemergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial queavançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenhotanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processoeducativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novocomportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findandopor transformar essa linguagem em um instrumento de formação social eprofissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentosdas Artes e das Ciências, para a construção de um homem novopara atender a indústria (arte e técnica) nacional. |
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