O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trinchão, Gláucia Maria Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081
Resumo: Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do D
id USIN_e87a56eb101cf7690afa636410a2205f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2081
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:01Z2015-03-04T21:16:01Z2008-03-31Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do DThis thesis, entitled The Drawing as the object of education: history of a discipline seen from the Portuguese-Brazilian 1800s didactic books, is born from a well known discontentment feeling: the emphasis given to the graph centric culture through the entire History of Education. It intends to reduce the lack of studies in the field of the Drawing Class, mainly throughout the XIX century, by identifying the historical roots that transformed the knowledge in Drawing on a teaching subject on Portuguese- Brazilian public schools. It adopts a critical, reflexive and historical posture by retaking the conception of the scholar Class as a way of Didactic Transposition. It looks at the didactic book- manuals and compendiums – as social developers of knowledge, giving it the roll of cultural object supporting the scholar memory. It analyses French, Portuguese and Brazilian studies on categories such as “the Book”, the “Content”, the “Didactic Processes”, the “Author” and his “Interlocutors”. It concludes, in a sPrograma Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação FordTrinchão, Gláucia Maria Costahttp://lattes.cnpq.br/9270635173528305http://lattes.cnpq.br/8006653453139072Werle, Flávia Obino C.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistasCiências Humanasdidática do desenhohistória da disciplina de desenholivros didáticostransposição didáticahistória da educação luso-brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGlauciaTrinchaoEducacao.pdfGlauciaTrinchaoEducacao.pdfapplication/pdf4198465http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2081/1/GlauciaTrinchaoEducacao.pdf425f42500cb7b494a4c9abcd8b46a2a6MD51UNISINOS/20812015-03-10 11:44:37.317oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:44:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
title O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
spellingShingle O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
Trinchão, Gláucia Maria Costa
Ciências Humanas
didática do desenho
história da disciplina de desenho
livros didáticos
transposição didática
história da educação luso-brasileira
title_short O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
title_full O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
title_fullStr O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
title_full_unstemmed O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
title_sort O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas
author Trinchão, Gláucia Maria Costa
author_facet Trinchão, Gláucia Maria Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9270635173528305
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8006653453139072
dc.contributor.author.fl_str_mv Trinchão, Gláucia Maria Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Werle, Flávia Obino C.
contributor_str_mv Werle, Flávia Obino C.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
didática do desenho
história da disciplina de desenho
livros didáticos
transposição didática
história da educação luso-brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv didática do desenho
história da disciplina de desenho
livros didáticos
transposição didática
história da educação luso-brasileira
description Este estudo, intitulado O Desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos Luso-Brasileiros oitocentistas, nasce a partir da insatisfação com o já-sabido: a ênfase dada à cultura grafocêntrica ao longo de toda a História da Educação. Objetiva diminuir a lacuna nos estudos sobre a disciplina de Desenho, principalmente no século XIX e identificar as raízes históricas do processo de transformação do conhecimento em Desenho em objeto de ensino para as escolas públicas luso-brasileiras. Trabalha em uma postura histórica, crítica e reflexiva e retoma a concepção da disciplina escolar como uma forma de Transposição Didática. Trata o livro didático - compêndios e manuais – como materializadores e socializadores do saber, como objeto cultural e suporte da memória escolar. Analisa obras francesas, portuguesas e brasileiras a partir de categorias como a “Obra”, o “Conteúdo”, os “Processos didáticos”, os “Autores” e seus “Interlocutores”. Conclui, grosso modo, que a didática do D
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2081/1/GlauciaTrinchaoEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 425f42500cb7b494a4c9abcd8b46a2a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942169964544