Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira, Milanez, Simone Ghedini Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees – Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele. Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps Abstract The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees – Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him.
id UFPR-4_9258486c9ba1ec48e7b6832e3ec11046
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2220
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientesorientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps. O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees – Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele. Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps Abstract The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees – Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-279Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-279Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-2791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220/1863https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220/31382Leite, Lúcia PereiraMartins, Sandra Eli Sartoreto de OliveiraMilanez, Simone Ghedini Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2220Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
title Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
spellingShingle Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
Leite, Lúcia Pereira
orientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps.
title_short Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
title_full Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
title_fullStr Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
title_full_unstemmed Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
title_sort Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes
author Leite, Lúcia Pereira
author_facet Leite, Lúcia Pereira
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Milanez, Simone Ghedini Costa
author_role author
author2 Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Milanez, Simone Ghedini Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Milanez, Simone Ghedini Costa
dc.subject.por.fl_str_mv orientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps.
topic orientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps.
description O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos, com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de se estabelecer um “espaço” de discussão sobre as problemáticas relacionadas ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees – Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa, além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população investigada confirmou a carência de programas de orientações psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais, como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente com ele. Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps Abstract The current work had the aim to provide the establishment of a proposal of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the respective parents and/or family members of handcaps, attempting to establish a discussion “space” about the problems related to the educational process. Thirty family members of students with auditive disabilities took part in this project and nine parents of students with physical disabilities who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health Studies (Cees – Unesp/ Marília). After the implementation of the program of psyco-educational orientation for family members and consequently, the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement of this program besides orienting the family members about educational aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global development of individuals with special educational necessities; the studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation programs in public service, showing difficulty in having access to professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results in this work reaffirm the importance of implementing proposals of orientations with family members, together with the services with individuals who present special educational necessities, as in the researched literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is understood that the psyco-educational intervention will only be effective successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its pairs, mainly those who live directly with him.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220/1863
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2220/31382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-279
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-279
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 269-279
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893537947648