Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943
Resumo: Este artigo se insere nas discussões sobre a inclusão social nas universidades públicas, especificamente sobre a permanência universitária. Com as contribuições da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, analisamos as percepções de estudantes sobre as suas experiências relacionadas à permanência universitária, aprofundando os mecanismos simbólicos presentes nos percursos estudantis em uma universidade pública federal. A metodologia empregada para a pesquisa utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários, matriculados em diferentes períodos e cursos na graduação. Os resultados da investigação indicam que há o reconhecimento da relevância de auxílio financeiro para possibilitar a frequência no curso, porém os estudantes levantam desafios que são simbólicos e que interferem na permanência universitária. A dimensão simbólica está presente na responsabilização do aluno pelo seu desempenho, relacionado às dificuldades acadêmicas com o conteúdo cultural exigido e às práticas dos professores que pouco auxiliam os estudantes com maiores defasagens de capital cultural academicamente rentável. Consideramos que os dados oriundos das entrevistas, bem como as sugestões indicadas pelos estudantes para melhorar a permanência, revelam disputas presentes no campo universitário. Portanto, a presença de novos agentes possibilita alterações nas disputas do campo, o qual apresenta limites simbólicos para efetivar a proposta de inclusão social em uma instituição que tende à consagração das relações de força na sociedade.
id UFPR-4_92d401cb6786cf0691e4ccf9c6223163
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85943
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanênciaFundamentos da EducaçãoEducação superior; permanência universitária; campo universitário; inclusão social.Este artigo se insere nas discussões sobre a inclusão social nas universidades públicas, especificamente sobre a permanência universitária. Com as contribuições da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, analisamos as percepções de estudantes sobre as suas experiências relacionadas à permanência universitária, aprofundando os mecanismos simbólicos presentes nos percursos estudantis em uma universidade pública federal. A metodologia empregada para a pesquisa utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários, matriculados em diferentes períodos e cursos na graduação. Os resultados da investigação indicam que há o reconhecimento da relevância de auxílio financeiro para possibilitar a frequência no curso, porém os estudantes levantam desafios que são simbólicos e que interferem na permanência universitária. A dimensão simbólica está presente na responsabilização do aluno pelo seu desempenho, relacionado às dificuldades acadêmicas com o conteúdo cultural exigido e às práticas dos professores que pouco auxiliam os estudantes com maiores defasagens de capital cultural academicamente rentável. Consideramos que os dados oriundos das entrevistas, bem como as sugestões indicadas pelos estudantes para melhorar a permanência, revelam disputas presentes no campo universitário. Portanto, a presença de novos agentes possibilita alterações nas disputas do campo, o qual apresenta limites simbólicos para efetivar a proposta de inclusão social em uma instituição que tende à consagração das relações de força na sociedade.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Mattos, Hellen Cristina Xavier da SilvaFernandes, Maria Cristina da Silveira Galan2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943/48143https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943/48144Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/85943Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
title Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
spellingShingle Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva
Fundamentos da Educação
Educação superior; permanência universitária; campo universitário; inclusão social.
title_short Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
title_full Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
title_fullStr Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
title_full_unstemmed Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
title_sort Desafios simbólicos da universidade: a perspectiva de estudantes sobre a permanência
author Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva
author_facet Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
author_role author
author2 Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos da Educação
Educação superior; permanência universitária; campo universitário; inclusão social.
topic Fundamentos da Educação
Educação superior; permanência universitária; campo universitário; inclusão social.
description Este artigo se insere nas discussões sobre a inclusão social nas universidades públicas, especificamente sobre a permanência universitária. Com as contribuições da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, analisamos as percepções de estudantes sobre as suas experiências relacionadas à permanência universitária, aprofundando os mecanismos simbólicos presentes nos percursos estudantis em uma universidade pública federal. A metodologia empregada para a pesquisa utilizou questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários, matriculados em diferentes períodos e cursos na graduação. Os resultados da investigação indicam que há o reconhecimento da relevância de auxílio financeiro para possibilitar a frequência no curso, porém os estudantes levantam desafios que são simbólicos e que interferem na permanência universitária. A dimensão simbólica está presente na responsabilização do aluno pelo seu desempenho, relacionado às dificuldades acadêmicas com o conteúdo cultural exigido e às práticas dos professores que pouco auxiliam os estudantes com maiores defasagens de capital cultural academicamente rentável. Consideramos que os dados oriundos das entrevistas, bem como as sugestões indicadas pelos estudantes para melhorar a permanência, revelam disputas presentes no campo universitário. Portanto, a presença de novos agentes possibilita alterações nas disputas do campo, o qual apresenta limites simbólicos para efetivar a proposta de inclusão social em uma instituição que tende à consagração das relações de força na sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943/48143
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85943/48144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900375711744